Governo do Estado do Espírito Santo
19/05/2022 12h05

HABF inicia fase de implementação de ações do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos

O Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HABF), localizado em Vila Velha, recebeu, nessa quarta-feira (18), a terceira visita técnica do projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), iniciativa com objetivo de promover melhorias na segurança do paciente, gerencial e assistencial em unidades hospitalares de todo o País. O projeto é desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O RHP busca ampliar a qualidade e segurança do paciente dentro do âmbito hospitalar, garantindo a ele um bom período de internação. Ao mesmo tempo, busca otimizar o giro de leito, para aumentar a oferta de vaga na unidade hospitalar para a população. 

A enfermeira da Educação Permanente do HABF, Ana Carolina Sales, explica que o HABF está entrando na quarta fase do projeto, em que serão implementadas metas e ações, indicadas pelo projeto, nos vários setores hospitalares. “Agora temos até outubro para executar as implementações e, em outubro, novembro e dezembro, teremos a fase de monitoramento”, disse.

A primeira visita foi de reconhecimento da instituição, a segunda, de diagnóstico, em que o RHP aplicou uma ferramenta própria de avaliação hospitalar, e a terceira fase marcou o planejamento do projeto. A fase de implementação indica o cumprimento de metas de segurança do paciente, de protocolos clínicos e de sepse, entre outros, focados sempre na linha de cuidado do paciente cirúrgico.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Henrique Alves / Ana Carolina Lima
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard