Governo do Estado do Espírito Santo
20/04/2026 17h44 - Atualizado em 20/04/2026 17h52

Hospital de Colatina é selecionado para projeto nacional de implementação do Guia Alimentar no ambiente hospitalar

O Hospital Estadual Sílvio Avidos (HMSA), em Colatina, administrado pela Fundação iNOVA Capixaba, foi selecionado pelo Ministério da Saúde e pela Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) para integrar o projeto "QualiGuia Hospitalar – Avaliação de cardápios hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira". A unidade faz parte de um grupo restrito de apenas 50 hospitais do SUS em todo o Brasil, selecionados para desenvolver o novo diagnóstico da alimentação hospitalar no País.

Viabilizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o projeto analisará tecnicamente os cardápios oferecidos aos pacientes, buscando substituir ultraprocessados por uma alimentação baseada em saudabilidade e sustentabilidade. A seleção do HMSA considerou critérios técnicos e o histórico de sucesso em outros projetos nacionais, como o Lean nas Emergências.

Para a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do HMSA, Jamile Dalla Bernardina Casotte, a participação é estratégica. "Este estudo possui grande importância para a nutrição hospitalar, pois contribui para o aprimoramento das práticas assistenciais e para a construção de um cuidado mais qualificado, seguro e baseado em evidências científicas. A pesquisa é fundamental para a evolução da área de alimentação e nutrição dentro do ambiente hospitalar", destaca.

A relevância da participação do hospital no projeto também é reiterada pela gerente assistencial da unidade, Ramony Padilha. Segundo ela, o convite reflete o amadurecimento dos processos assistenciais do HMSA. “Esse projeto nos permite olhar para o cuidado de forma integral, da inovação na gestão à qualidade do que chega ao leito do paciente. Estar no QualiGuia significa que a experiência acumulada aqui no Sílvio Avidos ajudará a transformar a saúde pública em todo o país, garantindo uma assistência mais humana e sustentável", afirma a gerente.

A iniciativa visa garantir que a comida servida no leito seja, além de nutritiva, parte fundamental do tratamento terapêutico, respeitando a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

Sobre o Projeto QualiGuia Hospitalar

O QualiGuia Hospitalar apoia o diagnóstico e planejamento de ações para melhorar a alimentação hospitalar, de acordo com as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira. Desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), o projeto é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) e o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP). A iniciativa foca na promoção da alimentação adequada e saudável e na qualificação do cuidado, integrando evidências científicas à rotina hospitalar em 50 unidades selecionadas no País.

Sobre a Fundação

Criada em 05 de março de 2020 pelo Governo do Estado do Espírito Santo — por meio do Decreto Nº 4585-R — a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa). Dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, conforme a Lei Complementar N° 924 de 17 de outubro de 2019, a iNOVA Capixaba tem como missão aperfeiçoar a gestão hospitalar, promovendo a melhoria da saúde pública, redução de custos, regulamentação de compras e cumprimento de metas de desempenho. A iNOVA desenvolve um modelo focado na prestação de serviços ágeis e resolutivos, com o objetivo de solucionar demandas estruturais do sistema de saúde no Espírito Santo.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

Tópicos:
hmsa, saúde, nutrição, SUS
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard