Governo do Estado do Espírito Santo
09/11/2022 17h15 - Atualizado em 14/11/2022 14h05

Perfil multidisciplinar e inovação são destaques no lançamento do V Simpósio Capixaba de AVC

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba realiza o V Simpósio Capixaba de AVC (Acidente Vascular Cerebral), nos próximos dias 25 e 26 de novembro, no CECATES - Centro Católico de Estudos, em Vitória. O evento vai reunir profissionais renomados, do Brasil e do exterior, em 13 mesas-redondas para debater a doença, que é a segunda principal causa de morte no Brasil e a que mais causa incapacidade em adultos em todo o mundo.

“Todos os anos, mais de 200 mil pessoas morrem por doenças do Aparelho Circulatório, sendo as doenças cerebrovasculares responsáveis por, aproximadamente, 30% dessas mortes. Devido à importância do tema, almejando a atualização sobre o assunto, a produção científica e a troca de experiências, veio a necessidade de promover um espaço dedicado ao AVC. Esta é a quinta edição do evento, contando com especialistas do Brasil inteiro, muitos deles autoridades sobre o assunto, contribuindo para o aperfeiçoamento dos demais”, enfatizou o diretor de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação, o médico Diego Gomes Conte.

O diretor também lembra da importância do Hospital Estadual Central, gerenciado pela Fundação iNOVA Capixaba, e que tem um lugar de destaque entre os hospitais especializados em doenças cerebrovasculares no Brasil, que também viabilizará a realização do Simpósio. “O objetivo macro deste simpósio é a promoção de saúde. Sendo assim, a Fundação iNOVA Capixaba, por meio do HEC, tem imensa satisfação em viabilizar a realização do V Simpósio Capixaba de AVC, que beneficiará milhares de capixabas, com o aperfeiçoamento técnico dos nossos profissionais de saúde”, ressaltou Conte.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Profissionais da saúde e estudantes podem participar. Inscrição pode ser feita aqui. 

V Simpósio Capixaba de AVC

A edição deste ano do V Simpósio Capixaba de AVC reforça a relevância técnico-científica do evento e a contribuição para o desenvolvimento e a popularização de conhecimentos relacionados ao AVC.

O primeiro é a abordagem do tema sob uma perspectiva multidisciplinar. A programação amplia o debate para além da área médica e abrange outros profissionais da área da saúde. As mesas traduzem esse perfil ao escalar profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia.

O segundo é trazer a inovação no tratamento do AVC. O simpósio vai apresentar tecnologias de inovação em saúde já utilizadas para a reabilitação dos pacientes pós-AVC, como a Inteligência Artificial (IA).

Na área médica, o simpósio traz profissionais dos estados do Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. O evento também terá a presença de Raul Nogueira, diretor neuroendovascular do Service Marcus Stroke & Neuroscience Center e professor de Neurologia, Neurocirurgia e Radiologia na Emory University School of Medicine, ambos nos Estados Unidos.  

A gerente de Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação iNOVA Capixaba, Ana Carolina Ramos, ressaltou a oportunidade de divulgação e intercâmbio de conhecimento sobre AVC para os profissionais capixabas da área de saúde durante o Simpósio. “O Simpósio Capixaba de AVC desempenha um importante papel ao oferecer capacitação a profissionais de diversas áreas da saúde em prevenção, tratamento e reabilitação do AVC. É fundamental salientar ainda a importância do evento para a troca de conhecimento entre as partes, o que possibilita uma visão holística do paciente”, pontuou.



HEC é referência em atendimento de AVC

O Hospital Estadual Central conta com um avançado parque tecnológico para diagnóstico do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e também para o processo terapêutico. A unidade é referência no Estado e oferta tratamentos comprovadamente eficazes no mundo para AVC, inclusive, a trombectomia mecânica, que é realizada em apenas seis hospitais públicos do País, tornando-se o único da rede pública do Espírito Santo a fazer o procedimento.

Recentemente, o HEC obteve o reconhecimento da WSO/SIECV – World Stroke Organization/Sociedade Ibero-Americana de Enfermidades Cerebrovasculares como o centro avançado para o atendimento ao paciente acometido pelo Acidente Vascular Cerebral.
 

Serviço:

V Simpósio Capixaba de AVC

Data: 25 e 26 de novembro de 2022

Local: CECATES - Centro Católico de Estudos, em Vitória.

A programação completa do V Simpósio Capixaba de AVC está disponível no site https://www.e-inscricao.com/inova/5simposioavc.

As vagas são limitadas.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard