Profissionais do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), localizado em Vila Velha, se reuniram na última semana para participarem de treinamento sobre conhecimentos básicos e técnicas necessárias para lidar em situações emergenciais.
Como metodologia, foi apresentado um vídeo explicativo com as situações produzido pela própria equipe ambulatorial da unidade em treinamento realizado em fevereiro. O treinamento foi conduzido pela técnica de segurança do trabalho da instituição, Tatiane da Paixão, com apoio do cabo Diego Turbay, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. Na ocasião, foram abordados temas relacionados à prevenção e combate a incêndio, evacuação de área e queda.
“Sabemos que estamos vivenciando momentos difíceis, mas não podemos deixar de lado a segurança de nossos profissionais. Esperamos que nunca aconteça, mas se acontecer, eles estarão preparados”, disse a técnica de segurança.
A coordenadora do ambulatório, Cynara Azevedo, responsável pela produção e edição do material, contou como surgiu a ideia de gravar o vídeo. “O projeto inicial do treinamento não envolvia produzir o vídeo, mas como já tinha um bom material, resolvemos no meio do processo fazer uma edição e realizar o curta. Toda produção foi feita pelos servidores que atuaram e ajudaram na produção”, explicou.
Ainda segundo Cynara Azevedo, o objetivo era envolver os servidores em um projeto diferente. “E conseguimos! Acredito que o vídeo é uma forma lúdica de fixar o aprendizado, de as pessoas que não conseguiram estar presentes no treinamento poderem participar e, por consequência, melhorar nosso atendimento à população. Todos os servidores têm uma relação muito particular e de pertencimento com esta unidade”, pontuou.
O diretor geral do HEABF, João Luiz Dorneles, enfatizou que este tipo de treinamento é muito importante para o hospital. “Contar com uma equipe treinada e disposta a resolver qualquer tipo de eventualidade que possa surgir é sinônimo de segurança. A equipe do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria é assim: capacitada e disposta”, afirmou.
[Vídeo] Simulação de Emegência no HEABF:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov.br
Comunicação iNOVA Capixaba
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br