Governo do Estado do Espírito Santo
10/05/2024 18h00 - Atualizado em 10/05/2024 18h02

Ação gratuita de saúde atende mais de 400 pessoas na Praia de Itapuã em Vila Velha

Realizado no último dia 27 de abril, na Praia de Itapuã, em Vila Velha, o evento gratuito “Dia Mundial da Saúde: combate à Hipertensão Arterial e Diabetes” teve impacto efetivo para a população. A aferição de pressão arterial e glicemia capilar atendeu 322 pessoas e, dessas, 11 foram encaminhadas para a rede de atenção. O tratamento de acupuntura e auriculoterapia atendeu 96 pessoas, somando, ao todo, 418 atendimentos.

A ação foi promovida pela Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, com a coordenação do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF) e participação do Hospital Estadual Central Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) e do Hospital Estadual Dório Silva (HDS).

A ação orientou sobre a prevenção e o controle da hipertensão e do diabetes, que estão entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para a gerente de Ensino, Pesquisa e Inovação da iNOVA Capixaba, Ana Carolina Ramos, o evento cumpriu o objetivo da Fundação em promover ações de educação em saúde para a população.

“Considero que ação foi bem-sucedida e que os objetivos foram alcançados. Observamos que as pessoas estão ávidas para buscar conhecimento e informação de qualidade sobre saúde. É importante destacar que a realização de ações de educação em saúde é o objetivo estratégico da iNOVA Capixaba. O evento, portanto, foi um sucesso, com a coordenação do HABF e participação dos outros hospitais geridos pela Fundação”, celebrou Ana Carolina Ramos.

Para a coordenadora da Unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação do Hospital Bezerra de Faria, Denise Maciel, o evento conseguiu mobilizar as pessoas para a prevenção de doenças. “O evento atingiu um número significativo de pessoas em um curto período de tempo. Com uma abordagem lúdica e prática, realizou a triagem, encaminhou para a rede de atenção e apontou caminhos para adoção de hábitos de vida saudáveis. As parcerias com instituições de ensino, de serviços e com as organizações civis foram importantes para o resultado”, disse.


Trabalharam no evento 34 alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina da Universidade Vila Velha (UVV), que também estagiam nos hospitais geridos pela iNOVA Capixaba. O evento contou com patrocínio da UVV, na locação de toldo, e o apoio do Laboratório Tommasi, com a doação de 300 kits de aferição de glicemia capilar; da rede Hortifruti, com a doação de frutas; e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que ofereceu os tratamentos de acupuntura e auriculoterapia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ David Camilo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard