Com um trabalho da fisioterapeuta Raíssa Pavesi sobre a adesão ao Protocolo de Cuidados Paliativos, o Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, conquistou o 2° lugar em premiação do II Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos. Implementado em março deste ano, o protocolo tem o objetivo de melhorar a identificação de necessidades paliativas dos pacientes do HABF e, assim, oferecer-lhes mais qualidade de vida.
“Quando a gente consegue identificar as necessidades paliativas de um paciente, a gente traz mais conforto para esse paciente e para a família dele. Isso é importante porque o hospital passa a oferecer o que ele realmente está precisando naquele momento, um cuidado adequado e, mais ainda, evitar que sejam realizadas medidas que possam levar desconforto a esse paciente”, explicou Raíssa Pavesi, que apresentou o trabalho “Adesão a um Protocolo para Identificação de Pacientes com Necessidades Paliativas em uma Unidade Hospitalar de Referência em Urgência e Emergência”.
Segundo a profissional, ao identificar o paciente, a equipe consegue manejar de forma precoce sintomas que ele costuma apresentar e que causa desconforto. “Como constipação, náusea, diarreia, dor, desconforto respiratório, entre outros”, listou. Os dados de adesão ao protocolo foram compilados pela Comissão de Cuidados Paliativos do HABF.
Para a coordenadora da equipe multiprofissional e presidente da Comissão de Cuidados Paliativos, Alexsandra Rodrigues, o prêmio marca os avanços conquistados pelo HABF na área de cuidados paliativos. “Ao longo desse percurso amadurecemos muito enquanto equipe multiprofissional, sempre com o foco no cuidado integral e humanizado ao paciente e esse prêmio corrobora todo esse processo de evolução. É simbólico não apenas um marco para o hospital, mas também para pacientes e familiares, que recebem uma assistência cada vez mais qualificada, respeitosa e centrada em suas necessidades”, destacou Alexsandra Rodrigues.
O II Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos recebeu 27 trabalhos e selecionou 16, dos quais quatro foram escolhidos para apresentação oral e a concorrer ao prêmio. O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, com realização da Academia Estadual de Cuidados Paliativos – Espírito Santo (AECP-ES), em parceria com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).
iNOVA promove Congresso de Cuidados Paliativos e Abordagem da Dor em outubro
O Espírito Santo terá em outubro mais uma oportunidade de debater os cuidados paliativos, com o Congresso de Cuidados Paliativos e Abordagem da Dor, que acontecerá nos dias 9 e 10, em Vitória. O evento é organizado pela Fundação iNOVA Capixaba, em parceria com o Hospital Estadual Dório Silva (HDDS) e traz como tema central “Cuidados Paliativos: Além da Terminalidade”.
O objetivo da edição deste ano é desmistificar a ideia de que os cuidados paliativos são voltados apenas para pacientes em processo de morte.
Inscreva-se neste link: https://www.e-inscricao.com/inova/cuidadospaliativos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo