Governo do Estado do Espírito Santo
16/04/2026 07h09 - Atualizado em 16/04/2026 08h33

HEC participa de encontro internacional que conecta participantes de estudo clínico na área do AVC

O Hospital Estadual Central (HEC), gerido pela Fundação iNOVA Capixaba, esteve presente em encontro internacional que reuniu equipes de hospitais e centros de pesquisa da América Latina envolvidos em um estudo clínico em etapa avançada (fase 3), voltado à prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. A participação ocorreu por meio da Unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação do HEC, representada pela coordenadora Thais Ruchdeschel e pela analista Jordane Silva de Souza.

O encontro, realizado nos dias 8 e 9 de abril, em Buenos Aires, na Argentina, integrou equipes do Brasil, México, Chile e Argentina que participam do estudo LIBREXIA. O ensaio investiga uma nova abordagem terapêutica com potencial para reduzir a recorrência de eventos isquêmicos, mantendo um perfil de segurança adequado aos pacientes.

Durante o encontro, foram apresentados o status global do estudo, além da troca de experiências entre os participantes e do alinhamento técnico das equipes para as próximas etapas do protocolo. A programação também incluiu atividades de capacitação, com foco na condução padronizada do estudo e na qualidade dos dados coletados.

“Essa participação fortalece a atuação do hospital em pesquisa clínica e contribui diretamente para a produção de conhecimento baseado em evidência, qualificação das equipes e utilização de terapias inovadoras na saúde no âmbito do SUS", destaca a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Inovação do HEC, Thais Ruchdesche.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard