O Núcleo Interno de Regulação (NIR), do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), agora conta com uma ferramenta fundamental para a boa gestão dos leitos hospitalares da instituição. É o sistema de quadro de leitos de altas hospitalares, disponível no painel de indicadores do núcleo, que exibe em tempo real, o registro de alta hospitalar feito pelos médicos da instituição.
A enfermeira coordenadora do NIR, Fernanda Leffler, celebra a rapidez que a tecnologia trouxe para a administração do fluxo de trabalho do hospital. “Para nós, do NIR, é um presente que ganhamos, porque conseguimos visualizar com mais facilidade as altas hospitalares e também acelerar a rotatividade do giro de leito”, explica.
O NIR realiza o monitoramento do paciente desde a sua chegada, passando pelo processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar. O núcleo faz a gestão da oferta de leitos, serviço de apoio diagnóstico e terapêutico e cirurgias e, ainda, apoia a gestão do cuidado assistencial organizando o acesso a ações e serviços definidos pela clínica.
O gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação do Inova Capixaba, Renzo Zerman, destaca o uso de dados para a produção de informação relevante na gestão do hospital. “O conceito moderno de TI contempla a agregação de valor nas áreas de negócio. No caso do NIR, disponibilizamos a informação da forma e no prazo que eles precisam para a tomada de decisões. Isso redunda em evolução em todas as áreas e melhorias de processos”, afirma.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
asscom@saude.es.gov.br
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Gessika Avila / Henrique Alves
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br