Governo do Estado do Espírito Santo
09/02/2026 08h30 - Atualizado em 09/02/2026 08h42

Projeto traz inovação e tecnologia à reabilitação de pacientes no Hospital Estadual Central

O Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, deu início a uma parceria voltada à incorporação de inovações tecnológicas no cuidado em saúde, com foco na reabilitação de pacientes com comprometimentos motores devido Acidente Vascular Cerebral (AVC). A proposta prevê o uso de exoesqueletos robóticos como apoio ao tratamento, ampliando as possibilidades de recuperação funcional.

Nessa quinta-feira (05), a unidade recebeu uma reunião de alinhamento técnico e visita institucional que marcou o início das discussões práticas para a implantação do projeto. O encontro reuniu profissionais assistenciais, pesquisadores e gestores para a definição das próximas etapas da iniciativa.

Internamente, a condução do projeto está sob responsabilidade da Gerência de Ensino, Pesquisa e Inovação (GEPI) da Fundação iNOVA Capixaba, em articulação com a Unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação (UEPI) do Hospital Estadual Central (HEC). A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sob coordenação do pesquisador Rafhael Milanezi, e foi contemplada no edital do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com aporte financeiro do Ministério da Saúde.

Referência no atendimento ao AVC, o HEC acompanha diariamente pacientes que convivem com sequelas motoras e que podem se beneficiar de abordagens terapêuticas baseadas em Tecnologia Assistiva (TA) e reabilitação robótica.

Para a gerente de Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação iNOVA Capixaba, Ana Carolina Ramos, a iniciativa evidencia o papel da Fundação na articulação entre assistência, pesquisa e inovação. “A iNOVA atua como facilitadora para que projetos de pesquisa aplicada cheguem ao ambiente assistencial. Nosso papel é estruturar, apoiar e conectar pessoas, instituições e tecnologias para que a inovação aconteça de forma responsável, com impacto real no cuidado ao paciente”, destacou.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

Tópicos:
HEC
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard