Governo do Estado do Espírito Santo
24/04/2024 15h32 - Atualizado em 24/04/2024 15h51

Secretário da Saúde visita HABF e acompanha apresentação de indicadores

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, visitou o Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, no dia 17 de abril. O diretor-geral da Fundação Estadual de Inovação em Saúde - iNOVA Capixaba, Rafael Amorim, a diretora-geral do HABF, Adriana Morais, e a diretora técnica da instituição, Daniela Mill Damasceno, acompanharam a visita, que durou cerca de uma hora.

Em seguida, Miguel Duarte acompanhou a apresentação dos indicadores de desempenho do HABF, unidade própria da Fundação iNOVA Capixaba, referentes ao mês de março. As apresentações são mensais e acontecem também na sede corporativa, em Vila Velha, e no Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, unidade também administrada pela fundação. Em maio, a dinâmica passa a integrar o calendário do Hospital Estadual Dr. Dório Silva, na Serra, nova unidade gerida pela instituição.

Para o secretário Miguel Duarte, a iNOVA Capixaba estabelece novos paradigmas de gestão com a avaliação periódica de indicadores. “A iNOVA Capixaba desempenha um importante papel como parte integral de um programa governamental dedicado à prestação de serviços de saúde, que se fundamentam em metas, indicadores e planos de ação. Essa abordagem é complementada por um compromisso com a assistência humanizada. Por meio de uma gestão baseada em indicadores, a fundação concretiza sua missão de atender com eficiência, enquanto prioriza a humanização no atendimento. Nosso principal objetivo é servir à população capixaba com excelência e dedicação", disse Duarte. 

O diretor-geral da Fundação iNOVA Capixaba, Rafael Amorim, destaca que o trabalho com indicadores é um exercício diário de medição e definição de ações. “Trabalhar com meta, indicadores e plano de ação, é o modelo de gestão da iNOVA Capixaba. Todos os colaboradores, tanto dos hospitais, quanto da sede corporativa, mapeiam e controlam as respectivas métricas, que orientam a definição de ações e a obtenção de resultados”, avaliou Rafael Amorim.

A medição de indicadores abrange setores assistenciais e administrativos, e serve de base para a avaliação de metas, processos e ações, fortalecendo a qualidade da gestão e da assistência aos usuários da unidade. Na ocasião, os setores de Compras, Ouvidoria, Unidades de Internação, Farmácia, NIR, Equipe Multidisciplinar, UTI e Centro Cirúrgicos do HABF apresentaram os respectivos dados.

A diretora-geral do HABF, Adriana Morais, avalia que os indicadores desempenham papel fundamental na avaliação e melhoria contínua dos serviços de saúde. “É uma ferramenta que fornece dados objetivos que ajudam na identificação de áreas de excelência e de oportunidades de aprimoramento, contribuindo para uma gestão mais eficaz e uma assistência segura, humanizada e de qualidade aos nossos pacientes”, disse.

A gestora de Qualidade da iNOVA CAPIXABA, Fabrícia Helmer, e a gerente de Qualidade do HDDS, Carina Boechat, também acompanharam a apresentação dos indicadores de desempenho do HABF.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br 

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ David Camilo

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard