Realizado no último dia 27 de abril, na Praia de Itapuã, em Vila Velha, o evento gratuito “Dia Mundial da Saúde: combate à Hipertensão Arterial e Diabetes” teve impacto efetivo para a população. A aferição de pressão arterial e glicemia capilar atendeu 322 pessoas e, dessas, 11 foram encaminhadas para a rede de atenção. O tratamento de acupuntura e auriculoterapia atendeu 96 pessoas, somando, ao todo, 418 atendimentos.
A ação foi promovida pela Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, com a coordenação do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF) e participação do Hospital Estadual Central Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) e do Hospital Estadual Dório Silva (HDS).
A ação orientou sobre a prevenção e o controle da hipertensão e do diabetes, que estão entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Para a gerente de Ensino, Pesquisa e Inovação da iNOVA Capixaba, Ana Carolina Ramos, o evento cumpriu o objetivo da Fundação em promover ações de educação em saúde para a população.
“Considero que ação foi bem-sucedida e que os objetivos foram alcançados. Observamos que as pessoas estão ávidas para buscar conhecimento e informação de qualidade sobre saúde. É importante destacar que a realização de ações de educação em saúde é o objetivo estratégico da iNOVA Capixaba. O evento, portanto, foi um sucesso, com a coordenação do HABF e participação dos outros hospitais geridos pela Fundação”, celebrou Ana Carolina Ramos.
Para a coordenadora da Unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação do Hospital Bezerra de Faria, Denise Maciel, o evento conseguiu mobilizar as pessoas para a prevenção de doenças. “O evento atingiu um número significativo de pessoas em um curto período de tempo. Com uma abordagem lúdica e prática, realizou a triagem, encaminhou para a rede de atenção e apontou caminhos para adoção de hábitos de vida saudáveis. As parcerias com instituições de ensino, de serviços e com as organizações civis foram importantes para o resultado”, disse.
Trabalharam no evento 34 alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina da Universidade Vila Velha (UVV), que também estagiam nos hospitais geridos pela iNOVA Capixaba. O evento contou com patrocínio da UVV, na locação de toldo, e o apoio do Laboratório Tommasi, com a doação de 300 kits de aferição de glicemia capilar; da rede Hortifruti, com a doação de frutas; e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que ofereceu os tratamentos de acupuntura e auriculoterapia.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ David Camilo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br