Às vésperas do Dia Nacional da Doação de Órgãos, que ocorre neste sábado (27), o Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, lembra como uma ação pode ajudar a dar continuidade à vida de pacientes que aguardam por um órgão. Nessa quinta-feira (25), a unidade realizou a captação de dois rins e duas córneas de um paciente doador.
O HEC é um dos hospitais que mais notificam potenciais doadores no Espírito Santo e conta com equipe preparada para atuar com agilidade e respeito nos casos de autorização familiar para doação. Os órgãos captados foram destinados a receptores do Estado.
“A doação de órgãos é um ato altruísta e de imensa importância porque salva e melhora a qualidade de vida de múltiplas pessoas, oferecendo a elas uma segunda chance. Além de ser um ato de solidariedade e compaixão, ela permite que o doador ajude não só o receptor, mas também suas famílias, transformando a dor da espera em esperança”, destacou a enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HEC (CIHDOTT), Tamiris Gonçalves de Jesus.
HEC promove ação em prol da campanha “Setembro Verde’
Para celebrar e apoiar o “Setembro Verde”, campanha nacional que busca conscientizar e mobilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, os colaboradores do Hospital Estadual Central foram convidados a vestir uma peça de roupa verde nesta sexta-feira (26), em um gesto simbólico de adesão à campanha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br