Governo do Estado do Espírito Santo
14/08/2024 17h30

Campanha da CIPA promove orientações sobre riscos biológicos e EPIs no HEC

No ambiente hospitalar, as atividades laborais apresentam riscos específicos e uma dessas situações é quando se lida com material biológico e perfurocortante. É com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a prevenção de riscos biológicos que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), realizou uma campanha educativa no último dia 08 de agosto.

As orientações foram transmitidas in loco, nos postos de trabalho, por meio de material informativo nas redes sociais, voltado aos colaboradores que prestam assistência aos pacientes ou que têm contato com agentes infecciosos por via de fluidos, secreções e matéria orgânica relacionada ao processo assistencial. A mobilização enfatizou a importância do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Dois EPIs mereceram atenção especial nessa campanha. Um deles são os óculos de proteção, que protegem os olhos contra respingos de fluidos corporais e outras substâncias perigosas, e, o outro, é a máscara N95, que oferece uma filtragem eficaz de partículas no ar, incluindo bactérias e vírus. 

Para a reposição dos EPIs, a engenheira de Segurança do Trabalho do HEC e membra da CIPA, Isabella Freisleben, orienta que os óculos de proteção e a máscara N95 devem ser solicitados pelo sistema, por meio do supervisor imediato, e retirados pelo empregado no SESMT. Além disso, capotes, luvas e máscaras cirúrgicas estão disponíveis nos setores.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ David Camilo

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard