Governo do Estado do Espírito Santo
09/05/2025 18h48

Debate sobre prevenção de infecção hospitalar é tema de workshop

O I Workshop de Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, promovido pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPiNOVA) e pelo Hospital Estadual Central (HEC), foi realizado nessa quinta-feira (08), no auditório da Faculdade Estácio de Sá. O evento reuniu profissionais e estudantes da área da saúde e abordou temas, como o uso racional de antimicrobianos, prevenção de infecção cirúrgica, entre outros.

Com palestras de especialistas do Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, o encontro proporcionou atualização técnica e o fortalecimento de estratégias para prevenir infecções em ambientes hospitalares.

A microbiologia abriu a programação com as duas primeiras palestras do dia, conduzidas pelos microbiologistas Marco André Tonini e Krystian de Oliveira Pinto Ribeiro, que reforçaram os conceitos fundamentais sobre o uso racional de antimicrobianos.

A enfermeira Thatiana Telles Azevedo, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), também participou do debate, defendendo o uso de metodologias ativas como ferramenta para uma melhor assimilação do conhecimento na educação continuada dos profissionais. Ela destacou o papel do feedback como elemento essencial para promover reflexão e mudança, enfatizando: "O feedback é um dos alicerces que alimenta as boas práticas.”

A participação dos cirurgiões também teve destaque no evento, com foco na prevenção de infecções no contexto cirúrgico. O médico Eduardo Pombo ressaltou a importância da adesão a protocolos e rotinas bem definidos como forma de garantir o controle das infecções.

Já o médico Leandro Assis reforçou o compromisso ético do médico com a segurança do paciente. “Cirurgia segura é uma responsabilidade ética com o paciente, desde sua entrega à equipe cirúrgica até a alta hospitalar, garantindo que ele retorne para casa com segurança”, afirmou Assis.

Por fim, o médico Rogério Inácio de Oliveira destacou a importância do trabalho em equipe: “O resultado satisfatório para o paciente é fruto do esforço de uma equipe multidisciplinar. Temos a obrigação de fazer com que o paciente saia melhor do que entrou.”

As duas últimas palestras foram conduzidas por enfermeiros de renomadas instituições paulistas. A enfermeira Ercília Evangelista de Souza relatou sua experiência na implantação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, enfatizando os principais desafios superados e os avanços conquistados.

Em seguida, o enfermeiro Rodrigo Reghini, do Hospital AC Camargo, destacou a relevância de colocar o paciente no centro das estratégias de prevenção de infecções, reforçando a importância do cuidado seguro e humanizado.

Para a enfermeira de SCIH do HEC, Terezinha Lopes, idealizadora do evento, a motivação veio da importância de disseminar e compartilhar conhecimento na prática de prevenção de infecção. "Relatos de sucesso e experiências exitosas ajudam a replicar estratégias eficazes em diferentes contextos, promovendo melhorias contínuas na prevenção de infecções. O desfecho foi valioso, com muita troca de experiências, com alto impacto para a comunidade assistencial", comentou Terezinha Lopes.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard