Governo do Estado do Espírito Santo
13/05/2023 20h56 - Atualizado em 13/05/2023 21h11

Dia das Mães: parabéns àquelas que são fontes de inspiração para os filhos

Neste domingo (14), é celebrado o dia daquela que aos olhos do mundo é a maior referência de vida, amor, dedicação, paciência e inspiração para a sociedade: o Dia das Mães. A Secretaria da Saúde (Sesa) parabeniza essas mulheres pela força com que desempenham no dia a dia seu trabalho em prol da saúde no Espírito Santo e conta histórias inspiradoras de algumas dessas mães.  

“Tenho minha mãe com uma musa inspiradora”


A técnica de Enfermagem Cleuza Bispo Correia, servidora no Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, sempre teve o sonho de ser formar na área da saúde e cuidar das pessoas. Esse sonho ela conseguiu realizar há 14 anos, quando se formou pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e, logo em seguida, ingressou na área hospitalar.

Para ela, o amor e a dedicação à profissão foi o que desencadeou o interesse da filha, Fabíola Bispo Correria, hoje com 29 anos. Aos 14 anos e trabalhando como menor aprendiz, ela se inspirou na mãe e decidiu seguir também a carreia na área da saúde.

Hoje, mãe e filha trabalham no mesmo hospital: Cleuza Correia na correia e agitação do Pronto-Socorro e Fabíola Correia como fisioterapeuta na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). Essa agitação desperta cada vez a admiração que a filha sente em relação à mãe. “Meu sentimento em cuidar do próximo foi aflorado observando os exemplos que tive dentro de casa. Minha mãe sempre dedicada, carinhosa, atenciosa e carismática me despertou o interesse em seguir os seus caminhos e não me arrependo. Tenho minha mãe com uma musa inspiradora”, disse Fabíola Correia.


“Decidi pelo exemplo de minha mãe e me certifiquei de que a atividade física é sinônimo de saúde”

Cynthia de Souza Felix, fisioterapeuta e gerontóloga social, referência técnica de Doenças Raras da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas) e apaixonada por exercícios físicos, também foi a inspiração para a decisão do filho, Francis de Souza Felix, de 24 anos, a se dedicar à profissão na área da saúde. O jovem é estudante de Educação Física e, atualmente, já realiza atividades em uma academia em Vila Velha.

Francis Felix conta que, desde a infância, a mãe o inseriu na prática de esportes e atividades físicas como futebol, jiu-jítsu, corridas, entre outros. Por várias vezes, presenciou a mãe realizando atividade física como processo de reabilitação nos pacientes dela para que ganhassem autonomia.

“Lembro que, durante o processo de reabilitação, os pacientes eram recomendados por minha mãe a praticar atividades físicas e muitos voltavam muito felizes, motivados, e com a autoestima lá nas alturas. Isso me motivou a decidir em qual área da saúde iria me dedicar e trabalhar. Tomei gosto e com certeza decidi pelo exemplo de minha mãe e me certifiquei de que a atividade física é sinônimo de saúde, corpo transformado e mente equilibrada’, contou Felix.

Cynthia Felix, que já teve o privilégio de se exercitar sob os cuidados do filho, usando os serviços como personal trainer, confessa que amou os resultados e disse ser orgulhosa e realizada com o potencial do filho durante o desempenho do trabalho dela. “Tenho uma família motivada pelo exercício físico”.


“Trabalhamos juntas no pronto-socorro”


A técnica de Enfermagem do Hospital Estadual de Vila Velha (HEVV), Vânia Cristina de Góes Pires, atua na área da saúde há 25 anos. Foi observando as ações que a filha, Giorgia Cristina de Góes Pires Tabachi, de 38 anos, decidiu seguir os passos da mãe na área da saúde.

Giorgia Tabachi, que trabalha como enfermeira no Hospital Antônio Bezerra de Faria, atua na área da saúde há 18 anos, e conta com satisfação o prazer de poder trabalhar com a mãe, “Cresci vendo minha mãe trabalhando na Enfermagem, se dedicando em cuidar dos pacientes com amor, empatia, respeito, alegria e profissionalismo. A forma como lida com os pacientes sempre me fez admirá-la, então decidi que queria servir assim como ela”, disse.

Mãe e filha tiveram a oportunidade de trabalharem juntas e, para Vânia Pires, foi uma experiência ímpar poder exercer essa profissão que exige amor e dedicação com a filha.

“Recentemente, trabalhamos juntas no pronto-socorro do Hospital Antônio Bezerra de Faria. Foi uma experiência interessante porque podíamos partilhar de experiências vivenciadas nos plantões, além de estarmos sempre juntas durante o percurso de casa ao trabalho, já que moramos bem próximas”, disse Vânia Pires.

Giorgia Tabachi conta que sente gratidão e dedica toda a admiração e amor à mãe. “Neste Dia das Mães, meu sentimento é de gratidão, admiração e de amor por esta pessoa tão especial que sempre deu o seu melhor em minha vida e na das minhas irmãs. Além de ser essa mãe tão incrível, compartilhou comigo o amor pela enfermagem e me inspirou a atuar na área da saúde em prol do próximo”, disse.


“É uma honra ver meu filho atuando como fisioterapeuta”

Nos corredores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas (HEUE), em Vitória, os profissionais da saúde se encontram para trocar informações sobre os pacientes e discutir condutas clínicas. No caso da enfermeira referência da UTI Juliana Gonçalves da Silva da Costa e do fisioterapeuta Alcenir Montovanelli Junior, o encontro acontece também para um abraço carinhoso entre mãe e filho. Trabalhando juntos há 1 ano e 6 meses, a dupla trabalha em sintonia dentro e fora de casa, com o objetivo de trazer alegria, empatia, amor pela profissão e muita competência. 

“É com muito orgulho que eu tenho o meu filho junto de mim, lutando pelo mesmo objetivo de cuidar do próximo com amor. Ele fez 18 anos, serviu ao exército, subiu de posto, viajou muito. E, paralelamente, eu era técnica de Enfermagem e decidi voltar a estudar para ser enfermeira. Quando o período no exército acabou, meu filho voltou e disse que se inspirava na minha força e que gostaria de atuar na área da saúde para me acompanhar. Consegue imaginar o orgulho? Foi uma alegria sem tamanho”, falou Juliana Costa.

“A gente por um bom tempo ia e voltava da faculdade, dava força um para o outro e hoje conseguimos realizar esse sonho de trabalhar juntos. É uma honra ver meu filho atuando como fisioterapeuta”, completou a mãe de Alcenir Montovanelli.

“A oportunidade de trabalhar com meu filho me aproximou ainda mais dele”

A analista administrativa Vanessa Souza de Menezes Monteiro trabalha no HEUE há pouco mais de 1 ano. Há nove meses, encontrou mais uma motivação para se dedicar ao trabalho: a chegada do filho Matheus Marcelo Souza Lopes como colega de trabalho.

Juntos, eles compartilham os desafios e as vitórias de trabalhar na área administrativa de um hospital que preza pela gestão e organização de processos, o que acaba exigindo uma grande capacidade profissional e responsabilidade da dupla que, apesar de não trabalhar no mesmo setor, faz questão de se encontrar para almoçar. 

“A oportunidade de trabalhar com meu filho me aproximou ainda mais dele. A gente faz o mesmo trajeto, almoça junto. Ele é um filho maravilhoso e vê-lo se saindo muito bem no primeiro emprego, aprendendo a dar valor ao dinheiro e construindo uma carreira é um presente”, comemorou Vanessa Monteiro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br 

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard