Governo do Estado do Espírito Santo
27/10/2021 15h48

Dia Mundial do AVC: Hospital Estadual Central promove ação para alertar sobre a doença

O Dia Mundial do AVC é lembrado, neste 29 de outubro, como uma forma de alerta para a doença, que está entre as principais causas de óbitos no Espírito Santo. E para conscientizar a população, Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), referência para esse tipo de atendimento no Estado, promoverá uma ação no Parque Moscoso, no Centro de Vitória, nesta sexta-feira (29). 

O evento acontecerá das 10h às 14h e contará com aferição de pressão arterial e glicemia. Colaboradores da instituição estarão no local abordando quem passar por lá, no intuito de sensibilizar a população sobre os riscos da doença, demonstrando a importância de manter a pressão e a glicose sob controle, por se tratarem de fatores de risco para ocorrência de AVC.

 

Referência no atendimento de AVC

O Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) é referência para o atendimento a pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral (AVC). De janeiro a setembro deste ano, 1.487 pacientes estiveram internados na unidade devido à doença.

O HEC oferece tratamentos comprovadamente eficazes para a doença, como a trombólise venosa e a trombectomia mecânica. Esta última é realizada em apenas alguns hospitais públicos do Brasil atualmente, sendo a instituição pioneira do Sistema Único de Saúde capixaba a fazer este procedimento, já contabilizando mais de 500 dessas intervenções.

A trombectomia mecânica é uma das opções de tratamento para a fase aguda do AVC isquêmico. Ela consiste na realização de um cateterismo cerebral, no qual é introduzido um cateter pela virilha, alcançando o cérebro do paciente para retirada do trombo responsável por entupir a artéria, o que causa sintomas da doença.

O hospital conta com neurologistas presenciais de plantão 24 horas para atender casos de AVC, além de uma unidade totalmente estruturada, com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.

 

Dados de AVC no Espírito Santo

Segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), de janeiro a agosto de 2021, o Estado registrou 3.362 internações em hospitais da rede estadual em decorrência do AVC. Em 2020, durante todo o ano, foram 4.299 internações.

Em relação aos óbitos, em dados preliminares do Sistema de Informação de Mortalidade, de janeiro a início de outubro de 2021, foram registrados 1.079 óbitos. Em todo ano de 2020, foram 1.711 óbitos pela doença.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Lívia Romualdo / Gessika Ávila

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard