Governo do Estado do Espírito Santo
06/06/2022 17h21 - Atualizado em 06/06/2022 17h24

Dia Mundial do Meio Ambiente: a importância no cuidado com o descarte de lixo hospitalar

O Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no dia 05 de junho, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), marca os cuidados e alertas para o risco de esgotamento dos recursos naturais e a necessidade de preservá-los. No Hospital Estadual Central Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, o dia é tratado com muita importância pelos colaboradores da unidade, em especial no cuidado com o descarte do lixo hospitalar.

O coordenador de Hotelaria do HEC, Vítor Sodré, explica que a unidade segue um procedimento padrão para descarte do lixo, que compreende desde a higienização das mãos e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelo colaborador, passando pela separação e classificação dos resíduos.

O descarte inadequado de lixo e a precariedade do sistema de coleta seletiva na maioria dos países são fatores que impactam o meio ambiente. Devido ao alto risco de contaminação ambiental e ao potencial causador de doenças, o lixo hospitalar está entre os resíduos que mais requerem cuidados especiais no descarte. Esse tipo de resíduo engloba todo material resultante do atendimento de pacientes, incluindo gases com fluidos, seringas, bolsas de transfusão, recipientes, entre outros.

O profissional explica que na unidade, as coletas são separadas em sacolas coloridas, recebendo a identificação dos andares e setores. A destinação final ocorre conforme a classificação de cada resíduo, seguindo a determinação da legislação sanitária.

 

Informações à Imprensa:

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Henrique Alves

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard