Governo do Estado do Espírito Santo
06/03/2023 16h39

DIA MUNDIAL DO RIM: HOSPITAL CENTRAL REALIZA PROGRAMAÇÃO VOLTADA À POPULAÇÃO

O Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) promoverá, na próxima quinta-feira (09), uma ação para destacar a importância da saúde dos rins, com uma programação especial voltada à população. A atividade, promovida em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado anualmente no dia 09 de março, vai incluir palestras e orientações. A ação vai acontecer no Parque Moscoso, em Vitória, das 8h30 às 13h.  

Além de orientação à saúde dos rins, os profissionais da unidade hospitalar vão realizar aferição de pressão arterial e glicemia, com possibilidade, se necessário, de realizar exames de creatinina. Já os colaboradores do hospital, terão a oportunidade de se aprofundar no assunto com a palestra que será realizada pela nefrologista Fernanda Zobole. Essa ação vai acontecer no auditório do hospital, na próxima terça-feira (07), a partir das 19h30.

Neste ano, a Campanha do Dia Mundial do Rim tem como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Esses objetivos estão resumidos no tema central da campanha de 2023, que é “Saúde dos Rins (& exame de Creatinina) para todos”. 

“Nosso tema este ano é a saúde dos rins e a oferta do exame de creatinina para todos. Essa temática casa bem com nosso propósito específico de cuidar dos vulneráveis, além de ter relação com o que acabamos de passar e ainda passamos em relação à pandemia, às enchentes etc. Diante de cenários como esses, os mais vulneráveis precisam de políticas adequadas e estão entre os renais crônicos que apresentam um grupo de vulnerabilidade muito alta”, salientou a nefrologista Fernanda Zobole. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br 

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard