Governo do Estado do Espírito Santo
26/09/2024 10h22

Farmácia do HABF é destaque em congresso capixaba de assistência farmacêutica

A Farmácia do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), localizado em Vila Velha, foi um dos destaques no II Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica – COCAF.24, realizado nos dias 15 e 16 de agosto, em Vitória, com a conquista do primeiro lugar na área temática Assistência Farmacêutica Hospitalar no evento. O congresso, organizado pela Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf) e o COCAF, abordou a assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) como tema central.

O trabalho premiado intitulado “Relato de experiência: Implantação da Avaliação Farmacêutica de Prescrição Médica Informatizada em um Hospital Público de Vila Velha/ES” foi apresentado na mostra de experiências farmacêuticas no SUS capixaba. A equipe farmacêutica da unidade apresentou também o trabalho “Escore farmacêutico automático para seleção de pacientes para acompanhamento farmacoterapêutico em Unidade Aberta de um Hospital Público do Espírito Santo”.

Para a coordenadora de Farmácia do HABF, Edna Galazi, o congresso realizou debates enriquecedores sobre iniciativas de gestão farmacêutica no SUS. “O congresso demonstrou a importância de políticas que promovam o cuidado farmacêutico como estratégia central para o uso racional e seguro de medicamentos no SUS, o que qualifica os serviços farmacêuticos e melhora os resultados em saúde para os pacientes”.

O projeto de avaliação da prescrição médica conseguiu reduzir erros relacionados à prescrição médica e promover o uso racional de medicamentos. A iniciativa foi iniciada em agosto de 2023 nas unidades de terapia intensiva (UTI) e em maio deste ano passou a abranger todas as unidades de internação. “A precisão e rapidez na avaliação farmacêutica e a boa assimilação das intervenções pela equipe médica, com foco na segurança do paciente e garantia da eficácia do tratamento destacam-se entre os pontos positivos do projeto”, avalia a supervisora da Farmácia do HABF, Laysa Venturin.

O segundo trabalho, denominado “Escore farmacêutico automático para seleção de pacientes para acompanhamento farmacoterapêutico em Unidade Aberta de um Hospital Público do Espírito Santo”, implantado em maio deste ano, relatou o desenvolvimento de uma ferramenta eficiente para auxiliar a rotina do farmacêutico clínico, priorizando pacientes com maior necessidade, com base em critérios científicos.

Para Laysa Venturin, o escore de risco automatizado é uma ferramenta eficiente e ágil para a detecção e priorização de pacientes com maior risco. “A ferramenta, sem dúvida, otimiza o acompanhamento farmacoterapêutico pelo farmacêutico clínico”, explicou.

A farmacêutica clínica do HABF, Viviani Rosa, destacou que os projetos representam um avanço significativo na personalização do cuidado ao paciente. “Essas iniciativas nos possibilitam cuidar do paciente mais de perto e com mais atenção, reforçando nossos níveis de excelência farmacêutica para a segurança do paciente”.

A coordenadora de Farmácia do HABF, Edna Galazi, complementou que os projetos reforçam o compromisso do hospital com uma assistência farmacêutica centrada no paciente do SUS capixaba. “Os projetos implantados no HABF contribuíram para que o farmacêutico desenvolvesse o cuidado ao paciente de forma eficaz, focado na promoção do uso racional de medicamentos, garantindo qualidade e segurança aos pacientes”, afirma a coordenadora.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br    

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ David Camilo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard