Governo do Estado do Espírito Santo
13/01/2021 17h10 - Atualizado em 11/05/2021 17h26

Ferramenta de gestão qualifica processos de trabalho no HEC

Nesta sexta-feira (15), a nova administração do Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, pela Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba completa um mês. A atuação da fundação neste período foi baseada no paciente como centro do cuidado, na transparência e no trabalho em equipe. A diretoria da iNOVA propôs aos gestores hospitalares a adesão da ferramenta Huddle para alinhar e buscar soluções nas demandas diárias.

O Huddle significa “reunir-se (a portas fechadas) para realizar reunião”, termo muito utilizado no futebol americano, que consiste em os jogadores se reúnem rapidamente antes do início do jogo para alinhar a estratégia a ser adotada. No HEC, os encontros acontecem todos os dias às 10 horas e às 15 horas.

O diretor-geral do Hospital Estadual Central, Miguel Duarte, acompanha de perto o andamento dos fluxos, orientando e conduzindo os líderes de setores nas melhorias. “O Huddle é uma ferramenta estratégica, que, por meio de reuniões rápidas, permite mitigar riscos e dificuldades operacionais. Seu objetivo final é a segurança do paciente e a melhoria do cuidado”, disse Duarte.

O diretor assistencial da iNOVA Capixaba, Diego Conte, falou sobre a ferramenta: “Alguns dos problemas dentro das áreas hospitalares, de fato, são as comunicações entre os setores. Grandes repercussões são geradas devido a erros de comunicação. O Huddle é uma ferramenta que integra os líderes e, a partir daí, são discutidas as demandas de onde saem os gatilhos para resolver problemas pontuais”, explica.

Diego Conte disse ainda que a adesão no hospital está satisfatória. “Líderes dos grupos de trabalho entenderam o que significa o Huddle. Já identificamos que os problemas aqui foram sanados ou pelo menos tiveram uma resposta. Pelo nível de amadurecimento da equipe do HEC, principalmente os seus gestores, a gente observou que a ferramenta foi bem imposta, tendo boa adesão”, frisou.

Segundo Diego Conte, o Huddle está previsto para ser aplicado em todas as unidades que posteriormente forem administradas pela iNOVA Capixaba. “Esta é uma ferramenta que não é só da unidade. A gente a usa no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF) também e pretenderemos usar em todas as unidades”, destacou.

Sobre a fundação

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, conforme autoriza a Lei Complementar N° 924, de 17 de outubro de 2019.

A instituição tem o papel de aperfeiçoar a gestão hospitalar, atuando nos problemas da saúde pública, na redução de custos, regulamentação de compras e no cumprimento de metas de desempenho.

Arrojada e inovadora, a iNOVA Capixaba desenvolve um modelo focado na prestação de serviços que seja ágil e resolutivo, solucionando problemas estruturais da saúde pública no Espírito Santo.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard