Governo do Estado do Espírito Santo
03/01/2023 18h53

Fundação iNOVA Capixaba apresenta melhorias nos hospitais HABF e HEC

O ano de 2022 foi marcado para a Fundação iNOVA Capixaba pela implementação de serviços e pelo desenvolvimento de ações importantes. Para 2023, outras iniciativas igualmente relevantes são esperadas.

Em julho, a Fundação abriu concurso público para o Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC). Foram deferidas 16.257 inscrições para disputar 621 vagas para a contratação imediata e a formação de cadastro de reserva nas áreas de saúde e administração. Os salários variam de R$ 1,4 mil a R$ 7,6 mil.

Um novo serviço de lavanderia hospitalar começou a funcionar no HEC e também no Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF) no mês de novembro. Moderno e pioneiro em hospitais da Rede Pública Estadual, o serviço conta com rastreabilidade por tecnologia RFID, que usa a radiofrequência para a identificação, aliando redução de custos e modernização de processos.

Ambas as unidades também ganharam um novo serviço de limpeza técnica hospitalar, com um sistema informatizado de checklist de limpeza, conferindo inovação e eficiência à higienização das unidades. O serviço começou em dezembro no HABF e tem previsão de início para janeiro no HEC.

Durante o ano, foram realizadas no âmbito da iNOVA Capixaba quatro edições do programa de desenvolvimento de líderes, o DESENVOLVER, para capacitar, treinar e habilitar gestores, estimulando resultados tanto para o profissional em desenvolvimento quanto para a equipe. As agendas contaram com a participação de nomes, como o do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, e do superintendente da Unimed Vitória, Sebastião Cosme Peres.

Além disso, a Fundação firmou convênios com 14 instituições de ensino superior e técnico para o fortalecimento da capacitação de estudantes e profissionais de saúde. Já no âmbito da Gerência de Ensino, Pesquisa e Inovação da iNOVA Capixaba, foi formalizada a realização de dez estudos clínicos, incluindo cinco multicêntricos e um internacional, o que fomentou também o desenvolvimento da ciência para melhoria da assistência em saúde.

A Fundação iNOVA Capixaba realizou eventos para humanizar o atendimento. O Curso de Musicoterapia realizado em outubro de 2022 no HABF foi o grande destaque. A ação ofereceu aos colaboradores do HABF aspectos teóricos e práticos das técnicas e aplicação da musicoterapia no tratamento de pacientes internados. O curso foi resultado de uma parceria com a Clínica Mentes Brilhantes, de São Paulo.

Para 2023, além da migração de novos hospitais, a Fundação planeja executar o Plano Diretor do HABF. O processo de contratação de empresa para a elaboração do plano já foi iniciado. O instrumento tem o objetivo de conduzir o crescimento do hospital de forma organizada e sustentável, no período de até 10 anos. O Plano Diretor vai mostrar para os setores como reorganizar fluxos e dimensionamentos internos.

"Nosso planejamento de 2022 esteve focado na atualização dos processos administrativos e assistenciais, que avançaram com a dedicação dos gestores e suas equipes. A partir de 2023, avançaremos para a gestão de mais unidades hospitalares, um processo de extrema complexidade que contará com toda expertise dos nossos profissionais", informou o diretor-geral da iNOVA Capixaba, Rafael Amorim.

HABF

Referência em Urgência e Emergência para 1,2 milhão de moradores de Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Guarapari, Viana e municípios da Região Sul capixaba, o HABF apresentou dados expressivos de assistência à saúde em 2022. A instituição realizou, até 19 de dezembro, 38.548 atendimentos no pronto-socorro, 11.200 atendimentos ambulatoriais, 5.960 internações e 4.379 cirurgias. 

A qualidade e abrangência das ações desenvolvidas são igualmente consistentes. A participação no projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em parceria com o Ministério da Saúde, foi uma das principais iniciativas em 2022.

Uma equipe do projeto realizou visitas e reuniões on-line ao longo do ano para orientar e verificar o processo de implementação de melhorias nas áreas gerencial, assistencial e de segurança do paciente, nos setores de cuidado cirúrgico da instituição. A auditoria final apontou 46% de melhorias em itens de qualidade e segurança do paciente. A meta era de 15%.

O projeto também promoveu a definição de rotinas assistenciais no HABF, como o protocolo de sepse, os rounds multiprofissionais na Unidade de Tratamento Intensivo-I (UTI-I), na Farmácia Satélite no Centro Cirúrgico e na Farmácia Clínica na UTI-I, além da reestruturação da cadeia medicamentosa.

Durante o ano, o hospital desenvolveu e implementou iniciativas para melhorias dos processos assistenciais. Em maio, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HABF colocou em funcionamento uma ferramenta fundamental para a boa gestão dos leitos hospitalares da instituição. Trata-se do sistema de quadro de leitos de altas hospitalares, disponível no painel de indicadores do núcleo, que exibe, em tempo real, o registro de alta hospitalar feito pelos médicos da instituição. Com o dispositivo, a equipe do NIR visualiza com mais facilidade as altas hospitalares e também acelera a rotatividade do giro de leito.

Ainda em maio, o HABF implantou um serviço de marcação de consultas de retorno pelo aplicativo WhatsApp. O objetivo é dar mais conforto e rapidez ao agendamento do retorno. A ideia surgiu após manifestações de usuários na Ouvidoria da Fundação iNOVA Capixaba, apontando dificuldade na marcação por ligação telefônica, até então o principal meio de agendamento.

Ao longo do ano, o setor de manutenção do hospital realizou inúmeras intervenções para a melhoria da infraestrutura predial da unidade. Entre janeiro e novembro, foram executadas 1.986 ordens de serviço. Passaram por reformas o ambulatório, a farmácia, o centro de pequenas cirurgias, o consultório clínico e a recepção social, cuja fachada recebeu nova pintura.

Entre janeiro e novembro, o Núcleo de Educação Permanente realizou 122 treinamentos e ações voltadas para os colaboradores do HABF, somando mais de 6.500 horas de atividades, com destaque para as capacitações com foco na segurança do paciente, que se estenderam por todo o ano.

O diretor-geral do HABF, Neio Lucio Fraga Pereira, destacou os desafios enfrentados e superados no primeiro ano do hospital, sob a titularidade da iNOVA Capixaba.

“O HABF é o pronto-socorro de Vila Velha e referência em trauma, cirurgia geral e atendimento clínico de urgência, recebendo pacientes de todo o Espírito Sando e, até mesmo, de outros estados. É gerido pela Fundação INOVA Capixaba desde dezembro de 2021 e organizado para ser a unidade de implantação de modelo de gestão eficiente e com o menor custo possível. Implementamos vários processos e projetos em 2022, visando ao atendimento de qualidade, no tempo certo e com as condições necessárias ao cuidado do usuário”, pontuou Neio Pereira. 

 

HEC

O Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) fechou 2022 destacando as conquistas obtidas e também a superação de desafios. Até novembro do ano passado, foram mais de três mil vezes que ambulâncias chegaram ao hospital transportando a esperança de alguém.

A unidade é referência estadual em tratamentos para Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, até o mês passado, havia realizado 139 trombectomias mecânicas. Este procedimento é feito em apenas seis hospitais públicos do Brasil e, no Espírito Santo, é realizado somente no HEC pela rede pública. A cirurgia desobstrui e restaura o fluxo sanguíneo arterial do cérebro. Outro grande feito de 2022 foi a participação do HEC no estudo Resilient, que validou a incorporação da trombectomia mecânica ao SUS, anúncio feito em agosto pelo Ministério da Saúde.

Esse também foi o ano em que o HEC recebeu o reconhecimento da WSO/SIECV – World Stroke Organization/Sociedade Ibero-Americana de Enfermidades Cerebrovasculares como centro avançado para o atendimento ao paciente com AVC.

Com uma equipe de neurocirurgia figurando entre as mais capacitadas do País, só nestes três últimos meses, foram realizados na unidade dois procedimentos de alta complexidade e pouco frequentes no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba: uma cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda (DBS), destinada ao tratamento da Doença de Parkinson e uma cirurgia endovascular com a colocação de uma endoprótese ramificada para a correção de um aneurisma de aorta toracoabdominal, ambos procedimentos muito especializados.

Além de uma nova edição da ação social aberta ao público, no Parque Moscoso, sobre o AVC, o Hospital teve ainda o ano marcado pela realização da 5ª edição do Simpósio Capixaba de AVC, que foi organizado pela iNOVA Capixaba com o HEC. O evento foi realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2022, no formato híbrido (presencial e transmitido ao vivo pelo YouTube), com 288 inscritos para o evento presencial e mais de 500 visualizações. A programação do evento foi dividida em dois dias e contou com 36 palestras no total, sendo dez palestrantes de fora do Espírito Santo e um dos Estados Unidos. 

Para o HEC, foi um ano de números expressivos na captação de órgão e tecidos: foram mais de 80 captações e um total de 27 doadores. Em ações de educação continuada, a unidade realizou 813 treinamentos, com 6.385 participações. Também incorporou às rotinas o aplicativo de mensagens WhatsApp para contatos com pacientes, utilizado para confirmações de procedimentos e internações.

Tendo assumindo a direção-geral do HEC em 2022, o cardiologista Claúdio Nunes falou sobre a importância do hospital. “O HEC é um hospital de alta complexidade, com o propósito de ofertar, diuturnamente, dignidade, segurança, inovação, excelência em saúde, sem perder o foco na humanização, na empatia e no bem-estar de pacientes, familiares e acompanhantes”, salientou.

“A visão de futuro é ser o melhor hospital do País dentro de um ecossistema de saúde populacional, com foco principal no atendimento completo ao AVC, desde a interface com a Assistência Primária em Saúde, com a prevenção primária, até o atendimento em tempo real e adequado às situações de alto risco, alta mortalidade e com elevado número de anos de vida perdidos devido a incapacidades sensitivas e motoras. O HEC oferece dignidade, respeito e amor ao cidadão capixaba", completou Claúdio Nunes.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br


Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard