22/03/2021 18h20 - Atualizado em 11/05/2021 17h23

Fundação iNOVA Capixaba desenvolve plano estratégico para atingir metas de gestão na saúde pública

Prestar serviços de saúde com qualidade significa salvar vidas e, portanto, para a Fundação Estadual de Inovação em Saúde - iNOVA Capixaba é fundamental a constante busca pela excelência na gestão das unidades de saúde pública.

Em meio às interferências provocadas pela pandemia do novo Coronavírus (covid-19), a habitual complexidade que envolve a administração hospitalar tornou-se um desafio com elevado nível de exigência estratégica, inteligência e criatividade inovadora.

Com a necessidade de desenhar as etapas do planejamento estratégico, em fevereiro, foi formada a Comissão de Projetos e Análise de Contexto da iNOVA Capixaba, liderada pela gestora de qualidade Rúbia Martins, visando a definir processos, indicadores e metas num plano mensurável, viável e em conformidade com os anseios da população.

“Em fevereiro realizamos o kick-off para lançamento do projeto de elaboração do planejamento estratégico, reunindo diretores e gestores da iNOVA Capixaba. A reunião teve o objetivo de sensibilizar toda equipe acerca dos propósitos fundamentais da fundação e detectar as ferramentas que serão usadas para atingirmos metas e expectativas da Secretaria da Saúde (Sesa) e dos usuários SUS”, disse Rúbia Martins.

Na primeira fase do planejamento, além de instituir a comissão, foram apontadas as atuais condições administrativas e operacionais numa análise situacional (SWOT) e identificação dos riscos para execução das estratégias. Na segunda etapa, em andamento, está sendo aplicado um roteiro padrão de entrevistas com os gestores de todas as áreas para definir perspectivas de viabilidade da realização dos projetos, tendo como premissa os compromissos firmados com a sociedade no estatuto e legislação da iNOVA Capixaba.

“Construir a várias mãos é muito gratificante. Ver o engajamento da equipe com contribuições tão qualificadas em prol dos nossos objetivos estratégicos, nos dá a certeza de que teremos um futuro promissor”, frisou o diretor administrativo Leonardo Tavares.

Na terceira etapa do planejamento estratégico, serão listados os macro problemas que influenciam nos resultados da fundação e será feita uma oficina com os gerentes para a construção do Painel de Contribuição, onde estarão definidos os processos, indicadores e metas alinhados com os valores da fundação.

“Colocar todos na mesma página é preciso para entenderem a importância, a justificativa do nosso trabalho. A iNOVA Capixaba é muito nova, neste momento estamos numa fase mais voltada às ações estratégicas e operacionais, entretanto, o time contratado possui experiência necessária para estabelecer um plano estratégico bem sólido e executável”, explicou a gestora da Qualidade iNOVA Capixaba, Rúbia Martins.

A reunião de kick-off é um encontro entre os envolvidos no projeto com o objetivo de apresentar e alinhar os detalhes importantes e relevantes para todos. Estiveram presentes a diretoria executiva, gestores, diretores hospitalares, assessores e assistentes da Fundação Estadual de Inovação em Saúde - iNOVA Capixaba, ocorrido no dia 19 de fevereiro, no auditório do Centro Municipal de Atenção Secundária – Cemas/Vila Velha.

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais