Governo do Estado do Espírito Santo
01/04/2022 19h12 - Atualizado em 01/04/2022 20h16

Fundação iNOVA Capixaba institui Comissões de Ética

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde - iNOVA Capixaba instituiu nesta quinta-feira (31) as Comissões de Ética da sede corporativa e setoriais (unidades hospitalares). As comissões são responsáveis por assegurar a execução das normas estabelecidas pelo Código de Ética, Conduta e Integridade da Fundação e sua criação está prevista no artigo 30 do Código de Ética, Conduta e Integridade da iNOVA Capixaba, além de integrar um conjunto de ações definidas no Programa de Integridade, firmado por Deliberação Conjunta (nº 17/2021) entre a iNOVA Capixaba e a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont). 

As Comissões de Ética são compostas por colaboradores da sede administrativa e das setoriais, que contam com colaboradores dos hospitais estaduais Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) e Antônio Bezerra de Faria (HABF)

De acordo com o diretor-geral da iNOVA Capixaba, Rafael Amorim Ricardo, as comissões se farão essenciais uma vez que asseguram a execução das normas estabelecidas pelo Código de Ética, Conduta e Integridade da Fundação.

“Ao constituirmos as comissões de ética do corporativo e dos hospitais, estamos dando mais um passo importante na criação da cultura organizacional que almejamos para a Fundação e esperamos que as equipes que compõem tais comissões atuem de forma ativa na prevenção de problemas correcionais”, disse Rafael.

O secretário de Estado de Controle e Transparência (Secont), Edmar Camata, destacou a importância deste ato. "A adesão voluntária à agenda ética é a forma mais importante de selar esse compromisso. Ao cumprir os prazos de implantação, a Fundação Inova Capixaba demonstra zelo pelo padrão ético e responsabilidade com a integridade", disse.

Já o subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial da Secont, Alexandre Falcão, parabenizou à iNOVA pela constituição das Comissões. "A Fundação iNOVA Capixaba segue firme na consolidação do seu programa de integridade. Como parte dos compromissos assumidos por meio da Portaria 022-R, de 21 de dezembro de 2021, após o lançamento do seu Código de Ética, Conduta e Integridade, a Instituição concluiu mais uma ação, tendo constituído, no prazo, as Comissões de Ética, corporativas e setoriais, para garantir efetividade e aplicação nas disposições do Código. Parabéns ao diretor-geral da fundação, Rafael Ricardo Amorim, à controladora Lívia Duarte e a todos os colaboradores envolvidos nessa grande conquista", celebrou Alexandre.


Um passo importante à cultura organizacional 


A controladora da iNOVA Capixaba, Lívia Duarte, destaca que o perfil dos membros das comissões deve ter como destaque duas características importantes, a discrição e a imparcialidade, quanto às relações interpessoais no ambiente de trabalho e fora dele, conferindo ao membro a isenção na mediação de situações de conflito. 

“O código de ética é um dos documentos mais importantes da Fundação. Não completa o ciclo de integridade a instituição que tem normas como o Estatuto Social e o Regimento Interno, que dispõem sobre governança corporativa, e não tem um regulamento que verse sobre as relações interpessoais e as condutas esperadas de seus colaboradores. Na iNOVA Capixaba, priorizamos a elaboração do Código de Ética, Conduta e Integridade e, agora, estamos trabalhando nas ações que darão efetividades aos seus preceitos”, afirma a controladora Lívia Duarte.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Gessika Avila / Henrique Alves

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secont

 

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard