Governo do Estado do Espírito Santo
15/12/2021 20h38 - Atualizado em 15/12/2021 22h07

Fundação iNova Capixaba recebe titularidade do Hospital Antônio Bezerra de Faria

A titularidade do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria foi oficialmente transferida para a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) e agora passa a ser designado como Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF). A ação foi oficializada por meio de publicação do Decreto N°5027-R no Diário Oficial do Estado, dessa terça-feira (14).

Com a mudança, o local onde se situa o hospital, bem como o terreno anexo e o prédio administrativo, deverão ser doados pelo Estado à Fundação, passando a integrar o patrimônio inicial da iNOVA Capixaba.  A regularização dos imóveis e a efetivação da doação serão providenciadas pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), com o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE/ES).

O Estado contratualizará, no prazo de 30 dias a partir da publicação nessa terça-feira, serviços de saúde prestados pelo HABF ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de instrumento definido pela PGE/ES, com pactuação de metas assistenciais e orçamento estabelecidos pela Sesa.

Segundo o diretor geral do HABF, Dr. Neio Lúcio Fraga Pereira, “o modelo de fundação é reconhecido no Brasil pela eficiência em gestão pública, isso se deve a sua característica de direito privado, ou seja, uma empresa privada do governo estadual com prerrogativas que permitem mais celeridade em processos administrativos”, explicou.

O diretor também cita que, “embora a estrutura física de médio porte, a unidade entrega grandes resultados para a população pela força de trabalho e dedicação das equipes, fazendo com que o hospital se regenere constantemente, mesmo diante das adversidades provocadas por causas naturais, a pandemia e demais agravos”.

Sobre a conclusão da migração, o diretor geral da Fundação iNOVA Capixaba, Rafael Amorim Ricardo, afirma que os esforços se darão com transparência, segurança do paciente e foco na qualidade do atendimento à população.

“Esse processo de transição se iniciou no ano passado e foi concluído agora. Estamos realizando as modificações de forma muito transparente e com diálogo sempre visando o melhor para os usuários do SUS. Esse projeto é de todos os trabalhadores que atuam no sistema”, disse Rafael Amorim Ricardo.

HABF

Fundado em 1958, graças ao empenho de um grupo de mulheres junto com o Dr. Denizar Santo, o Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF) é referência em urgência e emergência no município de Vila Velha, com atendimento em ortopedia, cirurgia geral e clínica médica.

Em janeiro de 1971, o hospital, que era presidido pelo próprio Dr. Denizar Santo, foi doado em regime de comodato à Fundação Hospitalar do Espírito Santo. Em março de 1991, uma reforma ampliou o número de leitos. Além disso, a sala de cirurgia foi aumentada e foi criado o setor de médio risco. Ainda naquele ano, a instituição passou a se chamar Hospital Antônio Bezerra de Faria em homenagem ao médico e ex-prefeito de Vila Velha.

Atualmente, a unidade hospitalar é dirigida por Neio Lucio Fraga Pereira (diretor-geral), Paulo Roberto Jussim de Souza Júnior (diretor administrativo) e Tatiana Stefenoni Kruger Perin (diretora técnica).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Lívia Romualdo / Gessika Ávila
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard