Governo do Estado do Espírito Santo
27/02/2023 17h58 - Atualizado em 27/02/2023 18h03

Fundação iNOVA promove palestra sobre inclusão

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba promoveu a palestra com o tema “Capacitismo”, visando a orientar sobre a inclusão e a valorização do perfil plural de pessoas. No evento, que aconteceu no último dia 16 de fevereiro e foi destinado aos colaboradores, foi realizada uma reflexão sobre as formas de tratamento e termos não inclusivos às pessoas com deficiência.

A palestrante convidada foi a psicóloga, mestre e especialista em Educação Especial Karla Garcia Luiza. Ela também é pesquisadora, palestrante e ativista na área dos Estudos da Deficiência, além de viver essa realidade como pessoa com deficiência. A psicóloga trouxe para a palestra muito das próprias vivências para reforçar o quanto é preciso avançar na inclusão e “quebrar barreiras sociais e culturais”.

“A minha deficiência não é o problema, ela é uma condição. O problema são as barreiras”, declarou Karla Garcia Luiza, que dividiu com o público a realidade da luta pela inclusão e pelo acesso. A explanação da psicóloga foi transmitida via aplicativo de videoconferência para todas as unidades e foi acompanhada individualmente de alguns postos de trabalho e de forma coletiva dos auditórios da sede da Fundação, no Hospital Antônio Faria de Bezerra (HABF) e no Hospital Estadual Central Benício Tavares Pereira (HEC).

A temática da palestra colaborou para reforçar o que é preconizado no Código de Ética, Conduta e Integridade da Fundação (CAPÍTULO XI, no TÍTULO III – DO RESPEITO À DIVERSIDADE). A iniciativa foi promovida pela área de Controladoria e Integridade, em parceria com as Comissões de Ética Corporativa e setoriais (dos hospitais), apoiada pela Direção Geral.

“O treinamento ministrado sobre ‘capacitismo’ foi essencial para que a iNOVA Capixaba possa planejar ações de inclusão e avaliar como tem sido o atendimento aos pacientes com deficiência. Além disso, é importante avançar na valorização da diversidade dos nossos colaboradores para que todos ocupem espaços com equidade, seja de gênero, raça ou condição física” destacou a controladora da iNOVA Capixaba, Lívia Duarte.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard