Governo do Estado do Espírito Santo
26/11/2024 16h59

HABF amplia melhorias com reformas e atualização de equipamentos médicos

O compromisso com a assistência de qualidade é uma prioridade do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), localizado em Vila Velha. Com recursos próprios, a unidade entregou a reforma dos consultórios de ortopedia e da Sala de Medicação e Curativo, no Pronto-Socorro (PS) e procedeu a aquisição e a disponibilização de equipamentos médicos. Entre janeiro e setembro deste ano, o PS do HABF atendeu em média 3.225 pessoas por mês.

Já com recursos da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, instituição vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa) e que tem o HABF como unidade própria, iniciou um amplo projeto de reforma de 27 banheiros, com adaptação de acessibilidade. Ao todo, os investimentos somam R$ 1.038.845,28.

As obras dos consultórios de ortopedia transformaram o espaço em dois consultórios independentes, oferecendo um atendimento mais humanizado, acessível e confortável aos usuários da unidade. O local recebeu melhorias elétricas, hidráulicas e de climatização, além de pinturas de parede, teto e porta, e instalação de piso vinílico.

A reforma da Sala de Medicação e Curativo do PS foi mais uma etapa da requalificação predial do setor. O local recebeu revitalização de piso e esquadrias, pintura, substituição de porta, com instalação de chapas de inox para prevenção de choques e impactos, e manutenção da parte elétrica.

Outro projeto de fôlego é a reforma de 27 banheiros, tanto de áreas comuns quanto de enfermarias e repousos de colaboradores, realizada com recursos da Fundação iNOVA Capixaba.

Em outubro, o setor de Manutenção entregou banheiros acessíveis em área comum no térreo e na enfermaria 5, da Clínica Cirúrgica. A requalificação contemplou troca de todo o revestimento, porta com abertura que garante acesso de cadeira de rodas, instalação de barras de apoio, de bacias sanitárias acessíveis e de pias novas.

A coordenadora de Manutenção do HABF, Helena Mansur, destaca que as reformas foram executadas sem prejudicar o atendimento e comprometer a qualidade da assistência à população.

“São ações que exigem um planejamento rigoroso para minimizar o impacto nas atividades essenciais. O primeiro desafio é garantir a segurança dos pacientes e funcionários, evitando ruídos excessivos, poeira, e outros inconvenientes que possam comprometer a saúde”, disse Helena Mansur.

A coordenadora também aponta a parceria com a Hotelaria, a Tecnologia da Informação e Comunicação e o PS para o andamento eficiente e coordenado das reformas. “Houve redistribuição temporária de espaços funcionais e uma programação de horários de trabalho bem administrados, além de avisos aos usuários sobre a realização das obras. Por fim, há o desafio de orçamento e cronograma, que foram cumpridos para evitar atrasos e custos adicionais. O trabalho em equipe sempre contribui para alcançar objetivos comuns com maior eficiência e qualidade”, ressaltou.

Para o coordenador do PS do HABF, Ricardo Caetano, as intervenções não apenas modernizam as instalações, como também mitigam riscos de infecções hospitalares e melhoram a segurança do paciente, agregando mais valor à experiência do usuário da unidade. “Ao constituir espaços mais organizados e acolhedores, a melhoria da infraestrutura física produz um efeito direto na qualidade do atendimento, na segurança dos pacientes e na satisfação geral, oferecendo uma assistência mais eficiente e humanizada aos pacientes do SUS capixaba”, avaliou o coordenador.

Equipamentos médicos

A unidade também está renovando seu patrimônio de equipamentos médicos. O HABF adquiriu 10 cadeiras de rodas com suporte de soro e 1 para pessoa obesa, 10 cadeiras de banho e 1 para pessoa obesa e 15 biombos.

As novas aquisições, igualmente, qualificam o amparo à saúde dos pacientes e reforçam o compromisso da instituição com a qualidade dos serviços de saúde prestados à população capixaba.

Por sua vez, o parque tecnológico de equipamentos médicos foi atualizado, com a disponibilização, por contrato anual de locação, de 8 cardioversores, 6 ventiladores pulmonares, 1 arco cirúrgico e 1 aparelho de Raio-X.

Segundo a gerente assistencial do HABF, Zaira Yonar, os equipamentos significam acolhimento, mitigação de riscos e otimização da recuperação do paciente. “Esse conjunto de ações, seja por aquisição, seja por disponibilização, é fundamental na assistência. De um lado, proporciona conforto e garante a segurança dos pacientes do HABF. De outro, facilita o trabalho dos profissionais de saúde. São ganhos de conforto, segurança e qualidade de vida para todos no ambiente hospitalar”, informou.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br  

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ David Camilo / Vinícius Gusmão
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard