Governo do Estado do Espírito Santo
10/10/2025 16h36

HABF conquista primeiro e segundo lugares em premiação de congresso farmacêutico

O setor de Farmácia do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, conquistou o primeiro e segundo lugares na categoria Assistência Farmacêutica Hospitalar do III Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica – COCAF 2. O evento foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em Vitória.

O trabalho “Transformação Digital na Assistência Farmacêutica: implantação do Painel de Dispensação por Horário” venceu a categoria e foi apresentado em exposição oral e e-pôster. Implementado em agosto de 2024, o painel viabilizou um fluxo dinâmico com dispensação programada de medicamentos a cada 2 horas, entrega direta nas unidades assistenciais e dupla conferência dos kits por farmácia e enfermagem, fortalecendo a segurança do processo e a qualidade da assistência prestada.

“Houve uma modernização significativa dos processos na Farmácia Central, com maior eficiência operacional e racionalização dos recursos, por meio de um maior controle das dispensações e devoluções de medicamentos. O monitoramento de erros foi ampliado pelo fortalecimento da dupla checagem, possibilitando correções imediatas e prevenindo eventos adversos”, explicou a coordenadora de Farmácia do HABF, Edna Ormi Galazi.

O segundo lugar ficou com o trabalho “Cuidado Humanizado e Seguro: conciliação medicamentosa na Assistência Farmacêutica Hospitalar”, que foi apresentado em e-pôster. No projeto, o farmacêutico identifica, valida e reconcilia os medicamentos de uso contínuo do paciente no momento da admissão hospitalar. A prática, segundo pontua o trabalho, fortalece a integração entre os profissionais da saúde e promove um cuidado mais humanizado. O projeto começou em janeiro de 2025.

A supervisora de Farmácia do HABF, Laysa Julia Venturin, destacou que o objetivo do projeto é garantir que cada paciente receba um cuidado mais seguro, contínuo e livre de falhas relacionadas à farmacoterapia.

“Os resultados indicam redução de riscos e melhoria dos desfechos clínicos, promovendo o cuidado centrado no paciente. Também destaca o fortalecimento da integração multiprofissional. O alto índice de aceitação das intervenções farmacêuticas pela equipe médica mostrou que estamos no caminho certo, consolidando o papel do farmacêutico clínico como parte essencial do processo de cuidado”, disse Laysa Julia Venturin.

O III Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica foi promovido pela Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF). O evento reuniu representantes de 13 estados brasileiros para debater o tema “Assistência Farmacêutica em Rede: conectando saberes para integralidade e sustentabilidade no SUS”.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br


Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard