Governo do Estado do Espírito Santo
23/01/2023 18h11

HABF faz balanço do ano 2022

Referência em Urgência e Emergência para 1,2 milhão de moradores de Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Guarapari, Viana e municípios da Região Sul capixaba, o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HABF), localizado em Vila Velha, apresentou dados expressivos de assistência à saúde, em 2022. A instituição realizou, no ano, 39.790 atendimentos no pronto-socorro, 11.574 atendimentos ambulatoriais, 6.156 internações e 4.560 cirurgias.

A qualidade e abrangência das ações desenvolvidas são igualmente consistentes. A participação no projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em parceria com o Ministério da Saúde, foi uma das principais iniciativas em 2022.

Uma equipe do projeto realizou visitas e reuniões on-line ao longo do ano para orientar e verificar o processo de implementação de melhorias nas áreas gerencial, assistencial e de segurança do paciente nos setores de cuidado cirúrgico da instituição. A auditoria final apontou 46% de melhorias em itens de qualidade e segurança do paciente. A meta era de 15%.

O projeto também promoveu a definição de rotinas assistenciais no HABF, como o protocolo de sepse, os rounds multiprofissionais na Unidade de Tratamento Intensivo-I (UTI-I), na Farmácia Satélite no Centro Cirúrgico e na Farmácia Clínica na UTI-I, além da reestruturação da cadeia medicamentosa.

Durante o ano, o hospital desenvolveu e implementou iniciativas para melhorias dos processos assistenciais. Em maio, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HABF colocou em funcionamento uma ferramenta fundamental para a boa gestão dos leitos hospitalares da instituição. Trata-se do sistema de quadro de leitos de altas hospitalares, disponível no painel de indicadores do núcleo, que exibe, em tempo real, o registro de alta hospitalar feito pelos médicos da instituição. Com o dispositivo, a equipe do NIR visualiza com mais facilidade as altas hospitalares e também acelera a rotatividade do giro de leito.

Ainda em maio, o HABF implantou um serviço de marcação de consultas de retorno pelo aplicativo WhatsApp. O objetivo é dar mais conforto e rapidez ao agendamento do retorno.

Ao longo do ano, o setor de manutenção do hospital realizou inúmeras intervenções para a melhoria da infraestrutura predial da unidade. Entre janeiro e novembro, foram executadas 1.986 ordens de serviço. Passaram por reformas o ambulatório, a farmácia, o centro de pequenas cirurgias, o consultório clínico e a recepção social, cuja fachada recebeu nova pintura.

Entre janeiro e novembro, o Núcleo de Educação Permanente realizou 122 treinamentos e ações voltadas para os colaboradores do HABF, somando mais de 6.500 horas de atividades, com destaque para as capacitações com foco na segurança do paciente, que se estenderam por todo o ano.

O diretor-geral do HABF, Neio Lucio Fraga Pereira, destacou os desafios enfrentados e superados no primeiro ano do hospital, sob a titularidade da iNOVA Capixaba.

“O HABF é o pronto-socorro de Vila Velha e referência em trauma, cirurgia geral e atendimento clínico de urgência, recebendo pacientes de todo o Espírito Sando e, até mesmo, de outros estados. É gerido pela Fundação INOVA Capixaba desde dezembro de 2021 e organizado para ser a unidade de implantação de modelo de gestão eficiente e com o menor custo possível. Implementamos vários processos e projetos em 2022, visando ao atendimento de qualidade, no tempo certo e com as condições necessárias ao cuidado do usuário”, pontuou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br


Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard