30/12/2022 15h38

HABF realiza captação de múltiplos órgãos nesta sexta-feira (30)

O início de 2023 será de vidas renovadas para cinco pessoas que vão receber a doação de órgão no Espírito Santo. O Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, realizou o procedimento para a captação de múltiplos órgãos na madrugada desta sexta-feira (30), antevéspera de Ano Novo. Esses capixabas que se encontram na fila do transplante de órgãos serão beneficiados com duas córneas, dois rins e um fígado, já em transplante.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, salientou que a morte é um momento difícil para toda a família e nem sempre é simples tomar decisões nesse momento.

“Por isso, é importante esclarecer e conscientizar a população para que conversem com seus familiares e para que a família realize o desejo do seu ente em ser um doador de órgãos. A doação é um ato de amor que salva vidas. Um doador pode salvar até sete pessoas”, esclareceu Maria Machado.

Ela explicou que a doação de órgãos é extremamente complexa e envolve espiritualidade e sentimentos que se confundem entre a dor da perda e a compaixão. Para as pessoas que recebem os órgãos, é um momento de euforia e esperança por uma vida mais digna.

Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), o Hospital Antônio Bezerra de Faria, no período entre 1º de janeiro de 2016 e esta sexta-feira (30), realizou três notificações de potenciais doadores e uma captação de múltiplos órgãos. Isso demonstra a importância da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e do investimento da gestão hospitalar no fortalecimento do processo de captação e doação de órgãos.

"A equipe da CIHDOTT do HABF agradece a todos os envolvidos neste processo de doação, em especial à família doadora. Muitas vidas cabem em um ‘sim’", agradeceu a gerente hospitalar, Letícia Pacheco de Castro, do Hospital Antônio Bezerra de Faria.

A diretora técnica da unidade, Daniela Mill, ressaltou a importância do acolhimento humanizado. “O trabalho em equipe proporcionou segurança e acolhimento para a família do doador. Foi um momento extremamente delicado e que envolveu uma quantidade considerável de profissionais especializados”, acrescentou.

Dados sobre transplantes

Até esta sexta-feira (30), a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo contabilizou 1.835 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.046 para rim, 770 para córneas, 17 para fígado e dois à espera de um coração.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves