Governo do Estado do Espírito Santo
23/09/2024 17h25 - Atualizado em 26/09/2024 10h26

HABF recebe certificação ‘Selo Segurança do Paciente’

A Epimed Solutions e o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) concederam o “Selo Segurança do Paciente” ao Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), localizado em Vila Velha. A certificação é referente ao ano de 2023 e destaca os indicadores de notificação, classificação, investigação e tratamento de eventos adversos do hospital.

 Esses indicadores seguem critérios estabelecidos pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 36/2013 e são registrados no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente. Os principais critérios avaliados incluem o percentual de notificações classificadas como “outra natureza” menor ou igual a 25%, a detecção precoce em um tempo médio menor ou igual a sete dias e a investigação precoce em um tempo médio menor ou igual a 45 dias.

 Para a gerente de Qualidade do HABF, a certificação demonstra que o hospital adota práticas e processos alinhados com os mais altos padrões de segurança do paciente, o que é um reconhecimento público do seu empenho em oferecer cuidados de qualidade.

 “É motivo de alegria adquirirmos este selo referente ao ano de 2023. A implementação de práticas de segurança do paciente é um processo desafiador e multifacetado, que exige a colaboração de todos os profissionais e a superação de obstáculos complexos em todos os níveis de gestão”, celebra.

 A gerente reforça que o selo representa um compromisso genuíno da instituição com a segurança do paciente.

 “A implementação de medidas de segurança do paciente, como as exigidas para obter o selo, contribui para a redução de erros médicos e eventos adversos, garantindo a segurança dos pacientes durante o tratamento. A certificação também demonstra transparência e confiança, mostrando aos pacientes e à comunidade que a instituição está comprometida com a qualidade e a segurança dos serviços prestados”, diz.

 Por fim, destaca que a certificação é uma etapa da jornada do HABF de busca de melhoria contínua de processos. “A obtenção do selo não é um ponto final, mas o início de uma jornada de melhoria contínua, incentivando o HABF a buscar sempre novas formas de aprimorar seus processos e reduzir os riscos”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / David Camilo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard