Governo do Estado do Espírito Santo
25/03/2025 09h50

HEC adquire novo Arco Cirúrgico para fortalecimento do parque tecnológico da unidade

O Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, adquiriu um novo arco cirúrgico, equipamento moderno e tecnologicamente avançado, que se soma aos outros dois modelos anteriores em uso na unidade. Com um investimento de R$ 755 mil, viabilizado por meio de recursos da Secretaria da Saúde (Sesa), o novo aparelho, recebido no dia 20 de março, já está instalado no centro cirúrgico da unidade para proporcionar ainda mais precisão e segurança nos procedimentos cirúrgicos.

O arco cirúrgico é um dispositivo utilizado em procedimentos médicos, especialmente para fornecer imagens em tempo real durante cirurgias. Ele permite que os médicos visualizem áreas internas do corpo com grande precisão, o que é essencial em cirurgias que exigem detalhes minuciosos. O Hospital Estadual Central (HEC) é uma das unidades hospitalares gerenciada pela Fundação iNOVA Capixaba.

O centro cirúrgico do HEC, que contém cinco salas cirúrgicas, realiza em média quase 400 procedimentos por mês. De acordo com o diretor clínico da unidade, o neurocirurgião Leandro Assis Barbosa, o novo equipamento atenderá diferentes especialidades, como ortopédicas, de coluna, angiografias e procedimentos endovasculares.

“Este equipamento reforça nossa posição como hospital de referência em neurocirurgia, ortopedia e vascular, oferecendo diagnósticos mais detalhados e tratamentos inovadores aos nossos pacientes. A chegada do arco cirúrgico reflete o compromisso assumido pelo hospital com a renovação do seu parque tecnológico”, afirmou o diretor clínico do HEC, Leandro Assis Barbosa.

O diretor-geral do HEC, Gerson Macagnan, comemorou a chegada do equipamento. “Este é o primeiro de uma série de melhorias e modernizações pelas quais o HEC passará neste ano, incluindo um investimento total de mais de 6 milhões de reais, destinado à aquisição de novos aparelhos, como monitores multiparamétricos, ventiladores pulmonares, eletrocardiógrafos, entre outros, com o objetivo de elevar ainda mais a qualidade do atendimento e a infraestrutura hospitalar”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard