Governo do Estado do Espírito Santo
23/01/2023 19h00

HEC apresenta destaques de 2022

O Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) fechou 2022 destacando as conquistas obtidas e também a superação de desafios. Até novembro do ano passado, foram mais de três mil vezes que ambulâncias chegaram ao hospital transportando a esperança de alguém.

A unidade é referência estadual em tratamentos para Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, até novembro, havia realizado 139 trombectomias mecânicas. Este procedimento é feito em apenas seis hospitais públicos do Brasil e, no Espírito Santo, é realizado somente no HEC pela rede pública. A cirurgia desobstrui e restaura o fluxo sanguíneo arterial do cérebro. Outro grande feito de 2022 foi a participação do HEC no estudo Resilient, que validou a incorporação da trombectomia mecânica ao Sistema Único de Saúde (SUS), anúncio feito em agosto pelo Ministério da Saúde.

Esse também foi o ano em que o HEC recebeu o reconhecimento da World Stroke Organization/Sociedade Ibero-Americana de Enfermidades Cerebrovasculares (WSO/SIECV) como centro avançado para o atendimento ao paciente com AVC.

Com uma equipe de neurocirurgia figurando entre as mais capacitadas do País, só entre outubro e dezembro foram realizados na unidade dois procedimentos de alta complexidade e pouco frequentes no SUS capixaba: uma cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda (DBS), destinada ao tratamento da Doença de Parkinson e uma cirurgia endovascular com a colocação de uma endoprótese ramificada para a correção de um aneurisma de aorta toracoabdominal, ambos procedimentos muito especializados.

Além de uma nova edição da ação social sobre AVC aberta ao público, em novembro, no Parque Moscoso, o hospital ainda teve o ano marcado pela realização da quinta edição do Simpósio Capixaba de AVC, organizado pela iNOVA Capixaba com o HEC. O evento foi realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2022, no formato híbrido (presencial e online ao vivo pelo YouTube), com 288 inscritos para o evento presencial e mais de 500 visualizações. A programação do evento foi dividida em dois dias e contou com 36 palestras no total, sendo dez palestrantes de fora do Espírito Santo e um dos Estados Unidos.

Para o HEC, foi um ano de números expressivos na captação de órgão e tecidos: foram mais de 80 captações e um total de 27 doadores. Em ações de educação continuada, a unidade realizou 813 treinamentos, com 6.385 participações.

E foi em 2022 que o HEC incorporou às suas rotinas o aplicativo de mensagens WhatsApp para contatos com pacientes, utilizado para confirmações de procedimentos e internações.

Tendo assumindo a direção-geral do HEC em 2022, o cardiologista Cláudio Nunes falou sobre a importância do hospital. “O HEC é um hospital de alta complexidade, com o propósito de ofertar, diuturnamente, dignidade, segurança, inovação, excelência em saúde, sem perder o foco na humanização, na empatia e no bem-estar de pacientes, familiares e acompanhantes”, salientou.

“A visão de futuro é ser o melhor hospital do País dentro de um ecossistema de saúde populacional, com foco principal no atendimento completo ao AVC, desde a interface com a Assistência Primária em Saúde, com a prevenção primária, até o atendimento em tempo real e adequado às situações de alto risco, alta mortalidade e com elevado número de anos de vida perdidos devido a incapacidades sensitivas e motoras", completou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br


Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard