Na intenção de assegurar a participação dos pacientes em todos os níveis da assistência à saúde, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH do Hospital Estadual Central - Benício Tavares Pereira deu início a uma mobilização para estimular o paciente e acompanhante a participarem do processo de higiene das mãos de maneira ativa, baseada no acesso à informação.
O trabalho consiste na aplicação de questionários e momentos de conversas com pacientes e acompanhantes, bem como com profissionais de saúde. Uma enfermaria foi escolhida de forma experimental para receber as primeiras intervenções e, gradativamente, toda a unidade de internação será contemplada.
De acordo com a enfermeira do SCIH do da unidade, Terezinha Lopes, as ações e o monitoramento contínuo serão importantes ferramentas para fortalecer a prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS.
“Pretendemos estabelecer uma cultura institucional dando voz aos pacientes e contribuindo com a prática de prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - IRAS. A equipe assistencial também está sendo trabalhada e vem entendendo a proposta de forma bastante madura com propósito unânime de reduzir evento adverso infeccioso, trazendo benefícios aos pacientes e familiares”, comentou a enfermeira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br