A Epimed Solutions e o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) concederam o “Selo Segurança do Paciente” aos hospitais estaduais Central Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, e Dr. Dório Silva (HDDS), na Serra. Essa certificação é referente ao ano de 2023. Para obter o selo, ambos os hospitais se destacaram nos indicadores de notificação, classificação, investigação e tratamento de eventos adversos.
Esses indicadores seguem critérios estabelecidos pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 36/2013 e são registrados no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente. Os principais critérios avaliados incluem o percentual de notificações classificadas como “outra natureza” menor ou igual a 25%, a detecção precoce em um tempo médio menor ou igual a sete dias e a investigação precoce em um tempo médio menor ou igual a 45 dias.
No HEC, a gerente da Qualidade e Segurança do Paciente, Dariane Flaviano, recebeu a conquista com muito orgulho. Ela destaca que as práticas da unidade, reconhecidas por meio desse selo, não apenas atendem à legislação, mas também fortalecem a cultura de segurança no hospital. “A conquista do ‘Selo Segurança do Paciente’ representa o reconhecimento de que nós, como instituição de saúde, estamos comprometidos com as boas práticas de segurança do paciente. Isso inclui a notificação de incidentes, a classificação seguindo critérios reconhecidos, a investigação para entender os fatores que contribuíram para a ocorrência do incidente e a tratativa que promove a aprendizagem contínua”, ressaltou Dariane Flaviano.
Já o diretor-geral do HDDS, Benjamin Neto, expressou seu orgulho pela conquista. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento e também pelo resultado de que todas as notificações são corretamente classificadas em tempo hábil. Com isso, agilizamos os processos de melhorias, identificando ações que possam afetar a segurança do paciente”, disse Neto.
Para a gerente do Núcleo da Qualidade e Segurança do paciente (NQSP), do Dório Silva, Carina Boechat, essa certificação é um importante reconhecimento para a instituição e contribui para a consolidação da cultura de segurança ao paciente. "Estamos muito felizes com a manutenção do Selo de Segurança do Paciente, pois ele vem coroar um período de muitos esforços para tornar ainda melhor a cultura organizacional. Ele é um indicativo de que estamos garantindo uma gestão eficiente dos incidentes, auxiliando na redução dos danos, na prevenção de recorrências e num Dório Silva mais seguro!"
Gestão das Notificações
Os hospitais Antônio Bezerra de Faria (HABF), Estadual Central - Dr. Benício Tavares (HEC) e Dr. Dório Silva (HDDS) utilizam um sistema de notificação para segurança do paciente. No site da Fundação iNOVA Capixaba existe um ícone específico para a realização de notificações acessível a todos os colaboradores, incluindo os terceirizados.
O processo de notificação é iniciado pelos colaboradores e, posteriormente, as ocorrências são classificadas, o que é fundamental para o diagnóstico situacional. Em seguida, o gestor responsável investiga o evento e desenvolve um plano de ação para prevenir novas ocorrências semelhantes.
Essas etapas são essenciais para fortalecer a cultura de segurança dentro das instituições hospitalares.
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