Governo do Estado do Espírito Santo
06/05/2021 17h36 - Atualizado em 11/05/2021 17h09

Hospitais realizam ações no Dia Mundial de Higienização das Mãos

O dia 05 de maio foi instituído como o Dia Mundial de Higienização das Mãos e mobiliza pessoas em todo o mundo. O objetivo é aumentar a adesão de higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo os profissionais da área, pacientes e demais usuários contra infecções.

Com a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), a importância da higienização das mãos é uma das recomendações mais repetidas, até porque as mãos são responsáveis por boa parte dos casos de problemas de saúde, como diarreia, resfriado, gripes, lesões na pele e, com a pandemia, a Covid-19.

A importância da higienização das mãos foi reforçada por meio de atividades realizadas pelo Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), em Vitória, no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha, e no Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória.

Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg)

O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), em Vitória, durante toda esta semana, por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e da Equipe de Educação Continuada, está realizando atividades de orientações e dinâmicas, abordando os profissionais de todos os setores, para reforçar a prática de higienizar as mãos.

De acordo com a diretora administrativa do Hinsg, Graziella Salaroli, a ideia se deu pela data, alinhada com a pandemia da Covid-19. “Estabelecemos as atividades e dinâmicas, de uma forma que pudesse envolver todos os trabalhadores da saúde. As equipes estão aderindo ao nosso movimento e felizes com a abordagem”, disse.

Os servidores também estão sendo presenteados com uma lembrancinha para higienização das mãos, contendo álcool em gel. A ação será realizada até esta sexta-feira (07).

Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF) e Hospital Estadual Central (HEC)

Nessa quarta-feira (05), o Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, e o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha, realizaram ações de conscientização sobre a importância do Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Nos dois hospitais, móbiles com mensagens foram penduradas no teto, para lembrar a importância dessa prática rotineira. 

No HEC, os pacientes internados receberam, junto com o almoço, um recado que dizia “higienize suas mãos! Mãos limpas previnem infecção”, afinal, é sempre bom lembrar desse ato indispensável. Como forma de conscientizar as pessoas sobre o tema, a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HEC, Terezinha Lopes, planejou um momento voltado para a conscientização, abordando o assunto de forma dinâmica e educativa, com uma aula de teatro on-line, ministrada pelo enfermeiro Emanoel Severo, idealizador da campanha “Eu me comprometo a lavar minhas mãos”. O evento será transmitido on-line, nesta quinta-feira (06), em dois horários: 16 horas e 20h30.

“No dia 05 de maio lembramos o Dia Mundial de Higienização das Mãos, que são a principal via de transmissão de micro-organismos, durante a assistência prestada aos pacientes. Nós, profissionais de saúde, que assumimos a missão de zelar pela segurança do paciente, temos o dever de atuar protagonizando frente à prevenção de infecções”, acrescentou Terezinha Lopes.

Já no HEABF, uma parceria entre as equipes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Programa Paciente Seguro promoveu uma atividade lúdica pelos setores. De acordo com a enfermeira da CCIH, Luciana Felipe Moreira, o assunto foi colocado em prática. “Abordamos algumas pessoas em uma espécie de blitz, para verificar se a técnica utilizada para a lavagem das mãos estava correta, reforçando os cinco momentos para execução dessa prática”, contou.

A data também contou com uma encenação de pessoas vestidas de bactéria, além da apresentação de uma paródia composta no intuito de fixar a mensagem e chamar atenção para a importância desse simples ato de utilizar água e sabão: “higienizar as mãos salva vidas”, completou Luciana Moreira.

O enfermeiro do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e responsável pelo Programa Paciente Seguro na instituição, Arykerne de Mello Tonini, reafirma a relevância dessa prática, que está entre as metas do Programa. “Isso influencia na qualidade da assistência ao paciente, porque elimina a questão da infecção cruzada, ou seja, quanto mais eficiente for esse processo de higienização das mãos, mais problemas serão evitados, tornando essa parte educativa muito importante. Essa proposta de treinamento é para que a ideia seja cada vez mais disseminada”, frisou Tonini.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais

asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard