Governo do Estado do Espírito Santo
21/05/2021 14h30

Hospital Central participa de Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar

O Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) esteve presente no XVII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, realizado entre os dias 13 e 15 deste mês, em formato virtual, apresentando o artigo “Participação ativa da família no processo de redução de infecções relacionadas à assistência à saúde”, cujo objetivo é compreender o benefício da participação ativa da família na prevenção de infecção associada aos dispositivos invasivos.

O estudo descreve a abordagem realizada nos 18 leitos das unidades de terapia intensiva do HEC, na qual os familiares participaram ativamente. A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, Terezinha Lucia Lopes, foi a autora do trabalho.

“Os dados foram coletados por meio de orientações e parcerias das famílias, que receberam um cartão explicativo com a aplicação das boas práticas e foram orientadas a observar isso. Caso essas boas práticas não fossem seguidas, elas poderiam intervir como um alerta à equipe assistencial”, explicou Terezinha Lopes.

No trabalho, a enfermeira defende a inserção dos familiares nesse processo. “Eles são parceiros críticos e ativos das práticas dos profissionais de saúde para a prevenção de eventos infecciosos, entre outros. Então, acreditamos que seja uma estratégia importante e promissora para a promoção de saúde e segurança do paciente”, afirmou Terezinha Lopes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard