O Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) recebeu o Selo de Segurança do Paciente emitido pela Epimed Solutions, em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). O selo é concedido às organizações que atenderam aos critérios de promoção das boas práticas internacionais de gestão de incidentes, visando à segurança do paciente nas instituições de saúde.
O selo é dado às instituições que notificarem, classificarem, investigarem e tratarem eventos adversos, de acordo com a legislação RDC 36/2013, com registro no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente no ano anterior. A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 36 está completando dez anos e estabelece diretrizes para o cumprimento de padrões na prevenção de eventos adversos, redução de erros assistenciais e a melhoria geral dos serviços de saúde de alta complexidade.
Foram consideradas as instituições que cumpriram os requisitos de janeiro a dezembro de 2022 e são três os principais indicadores utilizados para a concessão do selo: o percentual de notificações classificadas como “outra natureza” (que não se encaixa em critérios sistematizados) menor ou igual a 25%; a detecção precoce em um tempo médio menor ou igual a 7 dias (para tratar a intercorrência); e a investigação precoce em um tempo médio menor ou igual a 45 dias.
“É uma ótima notícia que sinaliza que estamos alimentando o sistema da forma correta, utilizando as soluções tecnológicas, como a geração de relatórios e dados, como também atesta que as boas práticas de segurança estão sendo aplicadas no HEC, de modo a estar sempre em busca da segurança de que o paciente precisa e é dever nosso como instituição ofertar”, afirmou a supervisora da Qualidade do HEC, Jessyca Barreto.
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