O Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HDDS) completou, nessa terça-feira (14), um ano sob a gestão da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba. Nesse último ano, a unidade passou por reformas estruturais e melhorias nos processos assistenciais e administrativos, reforçando o compromisso da Fundação junto à Secretaria da Saúde (Sesa) com a saúde pública de qualidade no Espírito Santo.
Entre as principais ações realizadas, destacam-se a reforma do Centro Cirúrgico, da UTI 01, vestiários e laboratório, além da melhorias na climatização em áreas essenciais, como sala vermelha, refeitório e setores de internação. A capacidade do tanque de oxigênio foi ampliada de 4 mil para 12 mil litros, e ajustes de layout foram feitos em diversos setores para otimizar o atendimento. “Focamos em intervenções que já estão trazendo impacto positivo para pacientes e colaboradores. O trabalho é constante e busca sempre melhorar a experiência de quem depende do nosso hospital”, afirmou Benjamin Neto, diretor-geral do HDDS.
Nesse um ano, o ambulatório registrou um aumento de 50% no número de consultas agendadas, passando de 4.338 para 7.770, e a taxa de satisfação dos usuários alcançou 93%, de acordo com dados da Ouvidoria. Outros avanços incluem a redução da média de dias de internação de sete para cinco dias, ampliando a capacidade de atendimento de 700 para 990 pacientes por mês.
A humanização no atendimento foi incrementada. A recepção ganhou novo mobiliário e um profissional exclusivo para orientar os pacientes. “Nosso foco é garantir eficiência na prestação do serviço e acolhimento em todas as frentes. Estamos trabalhando para oferecer uma gestão moderna e humanizada”, ressaltou Rafael Amorim, diretor-presidente da Fundação iNOVA Capixaba.
Além disso, foi realizada a manutenção da comunicação visual externa, instalação da TV iNOVA e melhorias na sinalização interna, facilitando a identificação e localização de setores dentro do hospital, promovendo maior acessibilidade para pacientes, visitantes e colaboradores. Para os colaboradores, uma nova sala de repouso foi criada e ações de treinamento foram ampliadas.
Sobre o Hospital Estadual Doutor Dório Silva
O Hospital Estadual Dr. Dório Silva, localizado no município de Serra, começou a ser construído em 1983 e foi inaugurado em 1988. Viabilizado por uma parceria entre o Governo do Estado e a República Federativa da Alemanha, o hospital foi inicialmente planejado como um hospital geral, mas adaptou seu perfil ao longo dos anos para atender às necessidades crescentes da população da Serra.
Atualmente, é referência no atendimento de hemorragia digestiva, retirada de corpo estranho, paciente clínico grave, cirurgia especializada e ambulatório de especialidades de média e alta complexidade, atendendo pacientes da Grande Vitória, do interior capixaba e de estados vizinhos.
Sobre a Fundação iNOVA Capixaba
Criada em 05 de março de 2020 pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Decreto Nº 4.585-R, a Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba é uma fundação pública vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com personalidade jurídica de direito privado, conforme a Lei Complementar Nº 924/2019. Responsável pela gestão de unidades de saúde no estado, a iNOVA Capixaba tem como propósito acolher e cuidar, promovendo uma gestão eficiente e humanizada. Com foco na inovação, redução de custos e melhoria contínua, a Fundação é comprometida com a transparência, sustentabilidade e excelência na saúde pública.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão