Governo do Estado do Espírito Santo
09/12/2025 17h05

Hospital Dr. Dório Silva reforça atuação como referência no cuidado às pessoas vivendo com HIV no Espírito Santo

No ‘Dezembro Vermelho’, o Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HDDS), unidade da Fundação iNOVA Capixaba, destaca seu papel como referência no atendimento às pessoas vivendo com HIV no Espírito Santo. Além do tratamento clínico, a unidade busca oferecer acolhimento, dignidade e respeito, combatendo o estigma ainda associado ao diagnóstico.

Dentro do hospital funciona o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), também chamado de ‘Programa de IST/HIV do Hospital Dr. Dório Silva’. Ele é responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Atualmente, o programa acompanha 670 pacientes. Os números reforçam o alcance estadual do serviço, que atende não apenas aos municípios da Grande Vitória, mas a todo o Espírito Santo.

O atendimento é porta aberta, gratuito e sigiloso. Pessoas com diagnóstico podem procurar diretamente o serviço ou chegar por meio de encaminhamento das unidades de saúde dos municípios capixabas. O SAE oferece além das consultas médicas, acesso a antirretrovirais, acompanhamento emocional, suporte social e ações educativas, por meio de uma equipe capacitada para atender de forma integral.

De acordo com a coordenadora do Programa de IST/HIV do HDDS, a médica Juliana Rodrigues, o compromisso da equipe vai além do tratamento clínico. “Nosso SAE é referência estadual no tratamento de HIV/Aids. Além do tratamento que combate o vírus, todos os dias combatemos o preconceito e o estigma que ainda teimam em fazer parte da vida de quem vive com HIV. Esse é nosso compromisso maior, que é levar dignidade, respeito e empatia a todos os nossos pacientes”, afirmou a coordenadora.

 

Acolhimento e combate ao preconceito

Para a assistente social do Hospital Dr. Dório Silva, Andrea Cardoso, o acolhimento aos pacientes é algo crucial, uma vez que um dos desafios é conviver com a discriminação. “Um dos maiores desafios dos nossos pacientes é conviver com a discriminação quando revelam seu diagnóstico. O que mais destrói vidas não é o vírus, mas o preconceito”, destacou.

Uma paciente atendida no serviço, identificada pelas iniciais R.C.S., deixou um recado de esperança. “Podemos viver muitos anos com o diagnóstico, cuidar da saúde tomando os medicamentos certos e ter uma vida normal”, disse.

 

Sobre a Fundação

Criada em 5 de março de 2020 pelo Governo do Estado, a Fundação Estadual de Inovação em Saúde - iNOVA Capixaba é uma fundação pública de direito privado vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tem como missão aperfeiçoar a gestão hospitalar, melhorar a qualidade da saúde pública, otimizar custos, regulamentar processos de compra e garantir o cumprimento de metas. O modelo prioriza serviços ágeis e resolutivos, voltados para atender demandas estruturais do sistema de saúde no Espírito Santo.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br 

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard