Governo do Estado do Espírito Santo
30/12/2020 19h40 - Atualizado em 11/05/2021 17h27

Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria apresenta indicadores de desempenho

O Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), localizado em Vila Velha, encerra o ano de 2020 com balanço positivo quanto aos indicadores dos serviços de saúde. Aumento no número de cirurgias realizadas, diminuição no tempo de permanência na unidade e número de consultas são alguns destaques.

Só este ano, a unidade realizou cerca de 4.426 cirurgias, um aumento de 58,07% se comparado ao ano de 2018, que registrou 2.800 procedimentos. O número de atendimentos ambulatoriais também subiu de 6.076 para 7.906 consultas, apresentando aumento de 30,11% no comparativo entre 2018 e 2020. Em relação à média de pacientes internados, o hospital alcançou o quantitativo de 6.201 em 2020, total superior aos 5.413 registrado em 2018 aumentando em 14,55% a capacidade de internação.

Segundo o diretor geral da unidade, João Luiz T. Dornelles, a melhora nos resultados está ligada à dedicação dos profissionais do hospital. “Os colaboradores do Bezerra têm um grande diferencial, eles têm pertencimento à instituição, zelam pelos instrumentos, pela estrutura e tratam com carinho os pacientes. Isso reflete diretamente nos resultados e eu sou muito grato pela grande equipe que temos aqui", disse.

Desde 2019, o Hospital Antônio Bezerra de Faria vem realizando melhorias em sua infraestrutura com recursos próprios do hospital, oriundos da diminuição do seu custeio alcançados pelos avanços nos processos gestão. Ainda em 2020, houve ampliação do número de leitos do hospital, bem como do número de salas do Centro Cirúrgico, que passou de três para quatro, além da aquisição de novos respiradores e equipamentos.

“Estamos muito satisfeitos e contentes, pois apresentamos os melhores números de toda a história do Bezerra. Aumentamos o número de leitos de 65 para 99, sendo as UTIs de sete para 18 em um ano. Realizamos várias reformas estruturantes otimizando o espaço. Isso permitiu ampliar a área assistencial, promovendo assistência de qualidade à população capixaba”, afirmou o diretor administrativo do HEABF, Fábio Diehl. 

Um outro indicador que se destaca é em relação ao tempo médio de permanência no hospital, que apresentou uma melhora significativa. Em 2018, o tempo que um paciente permanecia dentro do Hospital era de 7,75 dias e agora esse tempo foi reduzido para 3,44. 

Para a direção do hospital todos esses feitos só se tornaram possíveis pois, além de colaboradores comprometidos e competentes, o Antônio Bezerra atualmente conta o suporte da Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba), trazendo maior qualidade assistencial e eficiência na gestão. 

“Encontramos o HEABF em 2019, numa situação precária. É o Pronto Socorro público da região, e neste ano tivemos que nos preparar para atender os infectados pela Covid-19 usando o que há de mais avançado na Ciência e com total apoio da Secretaria da Saúde. Parabenizo a direção, gerências e funcionários pela doação no enfrentamento da pandemia e na conquista dos indicadores assistenciais e de satisfação dos usuários”, destacou o diretor-presidente da iNOVA Capixaba, Dr. Neio Lucio Fraga Pereira.

 

Hospital Antônio Bezerra de Faria - HABF

Hospital fundado em 1958. É referência em Urgência e Emergência no município de Vila Velha.

Categoria: Porta aberta. Tipo de Atendimento Prestado: Urgência e Emergência Adulto.

Especialidades: Clínica médica, Cirurgia geral, Ortopédica, Cirurgia de mão (ambulatório e cirurgia eletiva). Total de Leitos: 99

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard