O Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, reforça sua posição como referência no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Espírito Santo ao expandir sua equipe com novos profissionais. Recentemente, foi incluído o profissional de Terapia Ocupacional e ampliada a equipe de fonoaudiologia, visando fortalecer ainda mais a reabilitação e proporcionar um atendimento multidisciplinar de excelência na unidade.
O diretor do HEC destacou que esta é a primeira vez que o hospital conta com um terapeuta ocupacional em sua equipe e lembrou que a iniciativa está alinhada às melhores práticas sinalizadas por especialistas. “A inclusão de profissionais especializados em áreas essenciais para a recuperação de pacientes com AVC está em sintonia com os temas discutidos no Simpósio de AVC promovido pela iNOVA Capixaba em 2024, que enfatizou a importância do tratamento multidisciplinar e da reabilitação”, explicou.
O neurologista José Antônio Fiorot Júnior ressaltou a importância dessa iniciativa para a qualidade do atendimento. “A inclusão do terapeuta ocupacional e a ampliação da equipe de fonoaudiologia são aquisições recentes e essenciais para manter a Unidade de AVC do HEC no mais alto nível de eficiência no tratamento do AVC agudo”, ressaltou o profissional.
Análise do especialista em AVC sobre a Terapia Ocupacional no tratamento
Com base em estudos científicos, o neurologista Fiorot Júnior aprofundou-se no tema, trazendo informações relevantes sobre a terapia ocupacional no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). O médico destacou que a terapia ocupacional é altamente eficaz na reabilitação de pacientes pós-AVC, trabalhando tanto as habilidades motoras quanto cognitivas, com o objetivo de recuperar a funcionalidade e melhorar a qualidade de vida. “O TO tem um papel fundamental no cuidado de pacientes que sofreram um AVC. Diversas pesquisas científicas evidenciam as vantagens dessa abordagem na recuperação das habilidades motoras e cognitivas, além de favorecer a autonomia nas atividades”, afirmou o neurologista.
De acordo com o profissional, isso abrange desde atividades simples, como se vestir, até tarefas mais complexas, como preparar refeições. “Foi também verificado que essa terapia pode reduzir a dependência dos pacientes em relação a cuidadores, promovendo maior autonomia e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, pontuou.
O neurologista acrescentou que o foco cognitivo da terapia ocupacional pode ajudar os pacientes a recuperarem funções como memória e atenção, que podem ser comprometidas após o AVC. O médico também enfatizou que, durante a internação, o terapeuta ocupacional desempenha um papel fundamental no posicionamento adequado do paciente, prevenindo edemas e deformidades e estimulando o reconhecimento do lado afetado.
Por fim, o médico ressaltou que o TO também tem papel importante na orientação dos familiares, especialmente quanto à organização do ambiente e às estimulações necessárias no cuidado com o paciente.
Sobre o Hospital Estadual Central – (HEC)
O Hospital Estadual Central – (HEC), inaugurado em 15 de dezembro de 2009, é uma unidade vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) que, atende pacientes encaminhados pelo SAMU 192, Núcleo Especial de Regulação e Internação (NERI) e Núcleo Especial de Regulação de Consultas e Exames (NERCE), e desde 2020 é gerido pela Fundação iNOVA Capixaba.
O HEC é um hospital cirúrgico de média e alta complexidade. A unidade é centro de referência estadual no atendimento de urgência e emergência nas áreas de neurologia (Acidente Vascular Cerebral - AVC) e neurocirurgia não traumática (como Hemorragia Subaracnoide - HSA). O hospital é também referência no diagnóstico e tratamento de tumores do sistema nervoso central em todo o Estado. Além disso, oferece tratamentos endovasculares e atendimento em ortopedia não relacionada ao trauma agudo.
Sobre a Fundação iNOVA Capixaba
A iNOVA Capixaba completou 5 anos de atuação no dia 5 de março deste ano. Criada pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa), a Fundação tem se destacado pela gestão eficiente de hospitais e pela implementação de soluções inovadoras que visam à otimização de recursos, aprimoramento de processos e elevação da qualidade no atendimento à população. Estão sob gestão da entidade o HABF, unidade própria da Fundação, localizado em Vila Velha, e os hospitais Estadual Central - Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, Dr. Dório Silva (HDDS), na Serra, Estadual Sílvio Avidos (HMSA), em Colatina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo