01/07/2021 18h12

Hospital Estadual Central recebe novo presidente da Fundação iNOVA Capixaba

O novo diretor-presidente da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, Rafael Amorim Ricardo, visitou o Hospital Estadual Central (HEC), nessa quarta-feira (30), para reunião com os gestores da unidade. O HEC é o primeiro hospital administrado pela fundação.

Na oportunidade, o diretor agradeceu o trabalho dos profissionais do HEC e falou sobre esse novo desafio. “Admiro o trabalho que o HEC vem fazendo. Temos aqui o principal insumo para a transformação da nossa realidade, que é a inventividade humana para encontrar soluções para os problemas do dia a dia. Não podemos aceitar certos problemas na área da saúde e estamos aqui justamente para encontrar as soluções e atender o proprietário de tudo isso, que é o povo capixaba”, disse Rafael Amorim Ricardo.

O presidente ressaltou que a iNOVA Capixaba está de portas abertas para todos e que a fundação vem crescendo rápido, reafirmando seu compromisso com a saúde pública. “O modelo é exitoso e os números que o HEC apresenta são prova disso. Os resultados são evidentes e as nossas possibilidades são infinitas, sempre buscando construir esse espaço de colaboração e diálogo com a maior transparência possível”, pontuou.

Fundação iNOVA Capixaba

A iNOVA Capixaba foi criada em outubro de 2019 pela Lei Complementar 924, que autoriza o Governo do Estado a criar fundação pública de direito privado. Este é o novo modelo de governança dos hospitais públicos estaduais, que visa à compatibilidade com os serviços oferecidos nos centros de referência em saúde, de forma permanentemente gratuita e acessível. Isso tudo, sendo capaz de proporcionar agilidade, flexibilidade e melhor dinâmica de atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo a possibilidade de realização de processos seletivos, redução de encargos patronais, regulamentação de compras e exigência de cumprimento de metas de desempenho.