O Hospital Estadual Sílvio Avidos (HMSA), em Colatina, completa nesta quinta-feira (11) 76 anos de serviços reafirmando seu importante papel aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Com quase oito décadas de trabalho ininterruptos, o hospital guarda memórias de profissionais e pacientes que ajudaram a construir a sua história.
Para Solimar Torezani Macedo Chesquini, que é colaboradora há mais de 30 anos, a história do hospital se mistura com sua própria trajetória. “Metade da minha vida foi aqui dentro do Hospital Sílvio Avidos. Ao longo dos anos, a união foi formando uma grande família, e considero o hospital a minha casa”, disse.
A colaboradora conta ainda que desde que entrou na unidade, passou por diferentes áreas, de auxiliar de serviço gerais ao cargo atual, como integrante da Comissão de Encerramento da Unidade Gestora. “Aprendi que, na área da saúde, parar e ouvir pode mudar a vida de quem busca atendimento. Olhando para trás, sinto muito orgulho do que construí”, completou emocionada.
A dimensão humana também é reforçada por quem recebeu o atendimento na prática. Carlos Augusto Raash de Jesus, que foi atendido na unidade, contou a sua experiência.
“Graças a Deus, fui muito bem atendido, muito bem recepcionado pelas pessoas do hospital, que me deram novamente a chance de viver. Passei 26 dias no hospital, entre UTI e enfermaria. Cada profissional fez diferença no meu tratamento e no da minha noiva. O sentimento que levo do Hospital Sílvio Avidos é de profunda gratidão”, refletiu o paciente.
Modernização da unidade
Em setembro de 2024, a Fundação iNOVA Capixaba assumiu a gestão do hospital com o desafio de modernizar processos e ao mesmo tempo preservar o valor histórico da instituição. Inaugurado em 1949, o prédio é um dos raros exemplos de arquitetura neocolonial no Espírito Santo e foi construído por meio de parceria entre os governos Federal e Estadual, a Prefeitura Municipal e a Legião Brasileira de Assistência (LBA).
Para o diretor-geral do HMSA, Eduardo Ribeiro Morais, os desafios de gerir uma instituição histórica são proporcionais à sua relevância. “Assumir um hospital com mais de sete décadas de serviços prestados exige equilíbrio entre tradição e inovação. O Sílvio Avidos tem um legado inestimável para Colatina e para toda a região, e nossa missão é qualificá-lo cada vez mais, investindo em infraestrutura, tecnologia e no cuidado com as pessoas”, disse.
A unidade foi pioneira entre as unidades geridas pela iNOVA ao atualizar seu sistema de gestão hospitalar com o SoulMV. A transição do modelo anterior para o novo foi iniciada em janeiro deste ano e concluída em março, e conduzida pela Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC), a coordenação assistencial da iNOVA e a equipe de TIC do hospital. Além dos avanços recentes, está prevista também a construção de uma nova unidade hospitalar, anunciada pelo Governo do Estado.
Outro avanço importante na unidade será a implantação do NEOH, plataforma de agendamento cirúrgico integrada ao SoulMV e que será adotada por toda a rede iNOVA. A ferramenta tem como objetivo trazer melhorias na gestão de fluxos. Nos últimos meses, o Hospital Sílvio Avidos tem passado por uma série de melhorias a fim de garantir maior segurança e acolhimento aos pacientes, como a revitalização de enfermarias, no pronto-socorro da unidade e no ambulatório. Melhorias estruturais também foram realizadas, com iluminação nas áreas internas e externas, reformas nas cadeiras de acompanhantes, entre outros.
Estrutura e perfil assistencial
Atualmente, o Silvio Avidos conta com 123 leitos ativos, 694 profissionais e mantém um perfil assistencial voltado a especialidades de urgência e emergência, como Ortopedia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Neurocirurgia, Neurologia, Vascular, Nefrologia, Bucomaxilo.
Entre setembro de 2024 e agosto de 2025, foram realizados:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br