Governo do Estado do Espírito Santo
29/05/2023 16h39 - Atualizado em 29/05/2023 16h54

iNOVA Capixaba destaca modelo de gestão na 10ª Conferência Estadual de Saúde

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba marcou presença na 10ª Conferência Estadual de Saúde, que aconteceu em Aracruz, entre os dias 24 e 27 de maio. Na ocasião, o diretor de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação, Diego Conte, falou sobre o modelo de gestão da Fundação, destacou as ações e os projetos desenvolvidos no Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, e apresentou como case de sucesso o Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória.

Diego Conte foi um dos convidados da mesa-redonda “Balanço Estadual das Ações em Saúde e o Cumprimento do Plano Estadual de Saúde do ES”, que aconteceu na última quinta-feira (25). O subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, e o diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fabiano Ribeiro, também fizeram parte da mesa.

A Conferência, segundo Conte, é um espaço essencial para aprimorar e qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do diálogo e da participação popular. “Agradeço a oportunidade de participar deste espaço de controle social, em que foram debatidas questões estruturantes para a saúde pública dos próximos anos. Foi um momento importante de debate sobre a missão e os objetivos da Fundação iNOVA Capixaba, que representa um modelo robusto de gestão em saúde pública proposto pelo Governo do Estado”, destacou.

Ele também abordou os concursos públicos para preenchimento de vagas no HABF e HEC. “Salientamos que a fundação realizou em 2022 seu primeiro concurso público, voltado para o HEC. Também foi importante dizer que o concurso público para o HABF está previsto ainda para este ano”, disse o diretor. Atualmente, o Hospital Central está em fase de convocações dos aprovados.

A transparência da iNOVA Capixaba foi outro tema destacado. Para Conte, a transparência é um valor basilar do modelo de gestão da fundação. “A iNOVA Capixaba preza pela transparência disponibilizando publicações assistenciais, administrativas, normativas e financeiras no próprio site. É uma iniciativa para prestar contas aos órgãos de controle e à população”, pontuou.

Realizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo (CES/ES), a 10ª Conferência Estadual de Saúde começou na última quarta-feira (24) e terminou no sábado (27), em Praia Formosa, Aracruz. O tema da edição deste ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

O evento acontece a cada quatro anos e tem como objetivo reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS como a universalidade, integralidade e a equidade. A conferência também elabora propostas que atendam às necessidades da saúde do povo capixaba, além de definir diretrizes a serem incorporadas no Plano Estadual de Saúde e no Plano Nacional de Saúde.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard