Profissionais da Fundação iNOVA Capixaba se reuniram junto a pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para a apresentação da plataforma Salus – Telesaúde ES, uma inovadora ferramenta para dar apoio aos serviços de saúde, aprimorando e diversificando serviços. O encontro aconteceu no dia 11 de abril, no o Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória.
A iniciativa partiu da gerência de Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação iNOVA. Marcaram presença o diretor-geral da Fundação, Rafael Amorim; a gerente de Ensino, Ana Carolina Ramos; o diretor-geral do HEC, Gerson Macagnan; o diretor técnico, Marcelo Torres; o diretor administrativo, Rafael Ricardo; e o diretor clínico, Leandro Assis; além de representantes de áreas técnicas. O Ifes foi representado pelo diretor-geral do Polo de Inovação Vitória, Marcelo Queiroz Schimidt, e pelo analista em tecnologia da Informação (TI), Jordano Ribeiro Celestrini.
A apresentação inicial do Instituto destacou a tecnologia desenvolvida no polo de Vitória. Posteriormente, a discussão avançou para explorar como o projeto pode ser adaptado para atender às necessidades específicas das unidades administradas pela Fundação.
Modelos de parceria também foram debatidos durante o encontro. Entre as principais vantagens da plataforma Salus, destaca-se a democratização do acesso à saúde. Além disso, a tecnologia proporciona maior precisão e agilidade nos diagnósticos, colaboração em rede e eficiente gestão de dados.
O diretor do Ifes, Marcelo Schimidt, expressou expectativas muito positivas em relação à parceria, iNOVA e Ifes, que está sendo desenhada. “A união de uma parceira especialista em gestão na área da saúde com a academia, que tem pesquisas tecnológicas voltadas para a saúde, pode ser o embrião de um centro de inovação focado na melhoria da qualidade do serviço de saúde no Brasil”, ressaltou.
A gerente da iNOVA, Ana Carolina Ramos, destacou que o desenvolvimento dessa parceria contará com a participação do Ministério da Saúde, com quem já estão em andamento conversações. “Essa parceria não apenas representa uma união estratégica entre diferentes atores do setor de saúde e tecnologia, mas também um compromisso conjunto com a inovação e a melhoria contínua dos serviços de saúde no Brasil”, completou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ David Camilo