Governo do Estado do Espírito Santo
17/11/2023 19h22

iNOVA Capixaba empossa novos membros do Conselho Fiscal

O subgerente de Encargos Gerais do Estado, setor da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Marcos Antônio Santos Filho, e o corregedor da Secretaria da Saúde (Sesa), Raphael Lima de Moura Souza, são os novos membros do Conselho Fiscal da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba. A posse aconteceu em 18 de outubro durante reunião do Conselho Curador da instituição. A nomeação foi publicada na edição do dia 17 do Diário Oficial do Espírito Santo. 

Constituído por três membros e respectivos suplentes, nomeados pelo chefe do Poder Executivo, o Conselho Fiscal é responsável pela fiscalização da gestão econômico-financeira da iNOVA Capixaba.  

A controladora interina da iNOVA Capixaba, Daniela Kling, ressalta que o perfil dos novos membros reforça o papel de fiscalização do órgão. “O Sr. Marcos Santos Filho, como representante da Sefaz e consultor do Tesouro Estadual, pode contribuir em relação às auditorias contábil-financeiras. Já o Sr. Raphael Moura Souza, representante da Sesa, contribui com a experiência no segmento da saúde, principalmente nos aspectos de governança e fiscalização de contratos”, explica. 

Para Marcos Antônio Santos Filho, o papel fiscalizador do colegiado é fundamental para reduzir riscos e vulnerabilidades financeiras e administrativas. “Com a independência que já nos é legalmente garantida, podemos emitir pareceres e opiniões que garantam a saúde financeira da fundação. A análise prévia do Conselho funciona como uma auditoria interna. Nesse diapasão, esperamos contribuir para ampliar a eficiência da fundação”, afirma. 

O conselheiro também destaca a responsabilidade de integrar o conselho. “Com uma gestão eficiente pautada na fiscalização efetiva, podemos antecipar mudanças e identificar gargalos operacionais e administrativos. Com o trabalho independente dos Conselhos e melhor direcionamento das ações da iNOVA Capixaba, teremos uma melhoria na administração da área finalística e, por consequência, no atendimento à população, que é o que todos almejamos”, pontua.

Já o corregedor da Sesa ressalta a oportunidade de reforçar o papel do órgão de promover a gestão eficiente para a melhoria do serviço público. “O desafio de prestar um bom atendimento de saúde à população é um dos maiores enfrentados pelos governos. Então, atuar na racionalização dos recursos é uma forma de impulsionar, com a boa gestão, bons serviços públicos”, analisa. 

Souza também reitera a importância do órgão para o controle interno. “O controle interno é a primeira linha de defesa da boa gestão, ajudando a boa governança e otimizando os gastos de ações planejadas. Um conselho atuante demanda um desempenho de excelência do gestor, o que, por fim, gera serviços de melhor qualidade à população”. 

 

Raphael Lima de Moura Souza

Corregedor da Sesa. Formado em Direito, com especialização em Direito Público e Tributário, nasceu em Teresópolis (RJ), veio para o Espírito Santo em 2010, com aprovação em concurso para o cargo de Analista do Executivo.

 

Marcos Antônio Santos Filho

Subgerente de Encargos Gerais do Estado, setor da Sefaz, e consultor do Tesouro Estadual. Bacharel em Ciências Contábeis pela Ufes e em Direito pela UVV. Pós-graduado em Direito Tributário e Pós-Graduado em Auditoria e Perícia. Foi servidor do Detran entre 2005 e 2010, Analista Administrativo e Financeiro do Iema entre 2011 e 2014.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br 

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Henrique Alves

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard