Governo do Estado do Espírito Santo
19/05/2022 12h21

iNOVA Capixaba homenageia enfermeiros e técnicos na Semana da Enfermagem

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba realizou nos hospitais estaduais Antônio Bezerra de Faria (HABF) e Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) a Semana da Enfermagem, em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem e ao Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, celebrados nos dias 12 e 20 de maio, respectivamente. A semana no HABF aconteceu nos dias 12 e 13. Já no HEC, as atividades comemorativas tiveram início no dia 12 e seguem até esta sexta-feira (20).

Tendo como tema principal a humanização, a programação no Hospital Bezerra começou com uma cerimônia de entrega de certificados de elogio aos colaboradores da instituição da área de enfermagem. Na sexta-feira (13), também houve entrega de mais certificados e um mural de elogios decorou o ambiente. A unidade registra, atualmente, 294 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Também na quinta-feira (12) e sexta-feira (13), houve um almoço com cardápio especial no refeitório da unidade para os colaboradores da instituição, em homenagem aos profissionais da enfermagem. Além disso, a gerente assistencial da iNOVA Capixaba, Ana Pizzolato, ministrou palestras sobre humanização nos serviços de saúde, no hall de treinamentos do hospital.

Para o gerente assistencial do Hospital Antônio Bezerra de Faria, Hudson Miranda, a humanização no ambiente hospitalar aperfeiçoa a qualidade do atendimento e melhora os resultados de uma instituição. “A humanização busca tornar a experiência mais agradável possível, estabelecendo uma ligação de respeito entre o usuário e o profissional”, disse.

Uma semana de homenagens no Central

No Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira, a programação teve início na última quinta-feira (12), em uma recepção especial pela manhã, com música clássica para os colaboradores da área. Um painel fotográfico com registros das equipes decorou o primeiro andar do prédio do hospital. Atualmente, o HEC conta 370 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A programação contou com cultos ecumênicos, apresentação do grupo Doutores Palhaços, oficina de emoções e, para encerrar as festividades, nesta sexta-feira (20), a unidade vai ter música ao vivo com Kléber Maia, às 15 horas, e com o Grupo Transmitir, ao final do plantão noturno. 

O tema da semana deste ano do HEC é “Amor e amar: a Essência do Cuidar!”. A gerente assistencial do HEC, Suelma Regina Nascimento, lembrou que o amor é a essência de toda assistência. “A enfermagem é a ciência do cuidar e que, por vezes, esses profissionais cuidam do outro e esquecem a importância de cuidar de si. Estamos atravessando dias difíceis e momentos ainda incertos, por isso temos que ter o cuidado de olhar pra si, para termos capacidade e possibilidade de cuidar do outro”, acrescentou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Henrique Alves / Ana Carolina Lima
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard