A modernização e requalificação da Unidade de Terapia Intensiva proporciona um ambiente mais seguro e confortável para pacientes e profissionais de saúde. Nessa terça-feira (30), a Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba realizou a cerimônia simbólica da entrega da reforma da Unidade de Terapia Intensiva II (UTI-II) do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), localizado em Vila Velha. A instituição, que é vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa), tem o HABF como unidade própria.
A reforma, que visa também à melhoria contínua da qualidade do atendimento à população capixaba, teve um investimento de R$88.992,84 de recursos próprios do hospital, e incluiu a substituição do forro do teto, que agora conta com gesso drywall, material mais resistente que as placas de gesso originais, e das divisórias dos boxes, anteriormente de eucatex, por cortinas de PVC. As portas de acesso receberam chapas de inox para a prevenção de choques e impactos.
Outras melhorias incluem ainda a adequação da saída de esgoto da hemodiálise, substituição do ar-condicionado do leito de isolamento, e a requalificação do teto, paredes e piso.
A cerimônia de entrega reuniu os profissionais da iNOVA Capixaba e do Hospital, desde a direção, as gerências, equipes de Manutenção, Engenharia Clínica, Hotelaria, equipe de T.I., equipe multiprofissional e Qualidade.
O Hospital Antônio Bezerra de Faria atende a casos de pequena e média complexidade, e conta com 14 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Durante o primeiro semestre de 2024, as unidades atenderam 2.410 pacientes/dia, alcançando uma média de taxa de ocupação geral de 84%.
Os números destacam, segundo a diretora-geral do Hospital Antônio Bezerra de Faria, Adriana Morais Gomes Macagnan, o papel crucial da UTI no processo de recuperação de pacientes críticos, muitos dos quais puderam retornar as suas famílias após receber cuidados intensivos e humanizados da equipe multidisciplinar.
“Estamos extremamente orgulhosos de concluir a reforma da UTI-II, um projeto que reflete nosso compromisso com a excelência e a humanização no atendimento aos pacientes críticos. Esta requalificação é um passo significativo para assegurar que oferecemos as melhores condições possíveis para a recuperação e bem-estar dos nossos pacientes. A dedicação e o trabalho em equipe de todos os envolvidos foram fundamentais para alcançar este marco, e continuaremos a investir e inovar para melhorar a saúde pública do Espírito Santo”, disse Adriana Macagnan.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves/ David Camilo