Governo do Estado do Espírito Santo
21/09/2023 10h51 - Atualizado em 21/09/2023 11h39

iNOVA Capixaba visita instituições públicas de destaque em promoção de saúde no Rio de Janeiro

O diretor de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação iNOVA Capixaba, Diego Conte, visitou, no dia 13 deste mês, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN) e o Centro de Inteligência em Saúde (CIS), ambas instituições localizadas no Rio de Janeiro. Ligadas à Secretaria Estadual de Saúde fluminense, as instituições utilizam a inovação para qualificar a oferta de serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Também visitaram as instituições o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, e o neurocirurgião Leandro Assis, que atua como coordenador do serviço de neurocirurgia e neurorradiologia terapêutica do o Hospital Estadual Central (HEC).

“Foi uma visita extremamente produtiva. A iNOVA Capixaba, por lei, é uma instituição de ciência e tecnologia e que, com os hospitais, presta serviços de saúde à população. Pudemos conhecer a estrutura e o funcionamento de instituições bem avaliadas no cenário nacional, que oferecem qualidade na prestação de serviços de saúde associados à pesquisa e inovação”, avaliou Diego Conte. 

Ele destacou a estrutura tecnológica de ponta e os projetos de ensino, pesquisa e inovação do IECPN, uma unidade criada em 2013 e que é referência internacional em neurocirurgia de alta complexidade e atende exclusivamente a pacientes do SUS. “É uma instituição que desenvolve ações e projetos científicos que se alinham aos objetivos estratégicos da iNOVA Capixaba. Conhecer o trabalho do IECPN também é importante porque, atualmente, a fundação gerencia o Hospital Estadual Central, o HEC, que tem o maior serviço de alta complexidade em neurocirurgia da rede pública no Espírito Santo”, explicou Conte. 

O diretor de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação da iNOVA também destacou a capacidade de formação em neurocirurgia do Instituto. “São 20 residentes por ano na área. Já no HEC, são dois por ano, com projeção de aumento a partir do funcionamento pleno do programa de residência. Teremos cinco por ano, propiciando um avanço significativo”, afirmou. 

A parceria do IECPN com instituições de ensino públicas e privadas também foi observada. “É o que viabiliza a formação acadêmica e a produção científica vigorosas”, disse Conte. Em seguida, ele conheceu a robusta estrutura técnica e de pessoal do Centro de Inteligência em Saúde, o CIS.

Inaugurado em julho deste ano, a instituição carioca reúne, no mesmo ambiente, o monitoramento das vagas ofertadas de regulação de exames, consultas e internações, a vigilância epidemiológica de doenças, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-RJ), até o acompanhamento de fake news sobre temas de saúde. 

“O Centro de Inteligência em Saúde monitora, em tempo real, todas as linhas de cuidado ofertadas pela rede pública estadual do Rio, desde as primeiras consultas até a internação. Ou seja, monitora todos os níveis de regulação dos serviços de saúde disponibilizados pelo estado carioca. Com isso, consegue executar a tomada de decisão mais qualificada e em tempo oportuno, e com a alocação de recursos mais eficaz e eficiente. Destaco ainda o gerenciamento eficaz das filas de cirurgia e consulta”, analisou Conte. 

Ele também afirmou que ambas as instituições reúnem atributos que serão implantados nas unidades hospitalares administradas pela iNOVA Capixaba. “A força da marca do IEC deve-se à oferta qualificada de serviços de saúde para a população, à robustez do corpo clínico e à promoção consistente de Ensino, Pesquisa e Inovação. O CIS-RJ é um projeto de excelência na gestão eficiente dos recursos de saúde. É um conjunto de atributos inteiramente alinhados aos propósitos da iNOVA Capixaba”, completou.  

 


Informações à Imprensa:
 

Assessoria de Comunicação da Sesa 

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo 

asscom@saude.es.gov.br  

  

Comunicação iNOVA Capixaba 

Luan Ribeiro / Henrique Alves 

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard