18/10/2020 12h45 - Atualizado em 11/05/2021 17h30

Médico: desafio, realização e dedicação à profissão

Foto: Arte Sesa/ES

O dia 18 de outubro é dedicado aos profissionais da Medicina. “Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre”, a famosa frase de Hipócrates, "Pai da Medicina", representa esses profissionais que se veem a cada dia diante de novos desafios, sonhos realizados e da vida de uma família de médicos em um hospital.

Amor à profissão e a realização de um sonho

A médica Jucyane Ellen Nunes Ferreira Galvão trabalha no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis. Ela é pediatra há 25 anos. Foi o amor pela profissão e o local em que trabalhava na época que a possibilitou realizar o sonho de ser mãe de uma criança muito especial, a pequena Emanuele, hoje com cinco anos.

A pediatra já estava na fila da adoção quando conheceu Emanuele, que, por decisão da mãe biológica, seria encaminhada para um abrigo. Com apenas cinco dias de vida, ainda internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), já que havia nascido prematura, veio o diagnóstico de uma lesão cerebral grave na bebê. Mas aí já era tarde, Jucyane Galvão e o marido já estavam apaixonados pela neném e, após algum tempo, finalmente conseguiram a guarda dela.

“Por ser pediatra, atendo muitas crianças com deficiências e a gente aprende a amá-las incondicionalmente e a ter mais compaixão. Minha vida é dedicada a ela. É como se tivesse uma paciente dentro de casa. Ela frequenta escola, fisioterapia, fonoaudiólogo e faz equoterapia. Tudo isso exige muito da família, que tem que ter estrutura emocional e financeira. Mesmo com as limitações dela, viajamos bastante e até trilha já fizemos juntos, em Itaúnas. Com certeza foi Deus que ouviu as nossas orações a mandou para a gente”, contou a médica.

Tradição em família e dedicação

Os profissionais da família do diretor técnico do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, Guilherme de Freitas Lima, fazem parte do hospital desde quando a unidade era maternidade de referência em Vila Velha. Guilherme de Freitas é filho do ortopedista Atyla Quintaes Freitas Lima, que trabalhou no hospital por mais de 40 anos, desde a residência até se tornar diretor na época.

“O orgulho que sinto em servir no hospital que nasci, cresci, aprendi a Medicina e que meu pai, meu maior exemplo, trabalhou é indescritível. Tive a oportunidade de trabalhar lado a lado com ele e com meu irmão”, afirmou o diretor técnico do hospital.

Além de Guilherme de Freitas, também atua no hospital o irmão dele, o ortopedista Atyla de Freitas Lima. Os irmãos nasceram no hospital quando era maternidade de referência em Vila Velha. Durante a faculdade, atuaram como acadêmicos no HABF e, após a formação em Medicina, voltaram a atuar no hospital, onde permanecem seguindo os passos do pai, sendo uma tradição da família a dedicação ao hospital.

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

comunicacao.himaba@institutognosis.org.br